O Ensino do Português como Língua de Acolhimento em contexto pluriétnico:

desafios e propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44794

Palavras-chave:

Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Acolhimento, ensino de línguas, imigração, multietnicidade.

Resumo

Este trabalho propõe uma análise qualitativa das dificuldades e desafios de se ensinar a língua portuguesa em contextos de aula pluriétnicos (isto é, com alunos de várias origens), a partir da perspectiva do Português como Língua de Acolhimento (PLAc), considerando conhecimentos linguísticas e aspectos culturais e educacionais de cada aluno. Para tanto, utilizaremos estudos que já se dedicaram a questões correlatas, como os desafios de se ensinar português a imigrantes no Brasil – e, em particular, a haitianos refugiados – e contrastaremos esses trabalhos com duas experiências profissionais distintas de ensino de português, a saber, como voluntário nos projetos Bem-Vindos, da Escola Graduada de São Paulo (centrado em alunos refugiados majoritariamente hispânicos) e Sol Novum, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da ONG ENACTUS (voltado para alunos refugiados de diversas partes do mundo, com uma expressiva participação de aprendentes haitianos). O primeiro destaca-se por seu aspecto formador, uma vez que parte dos voluntários é composta de alunos de ensino médio, orientados por professores de português, fomentando a prática docente e o caráter humanista da atividade voluntária, enquanto o segundo privilegia um ensino mais tradicional, voltado a imigrantes que necessitam comprovar a proficiência em língua portuguesa para sua regularização no Brasil. A partir dessa análise qualitativa e comparativa, baseada na experiência de ensino nesses dois projetos, buscamos demonstrar a importância da abordagem do ensino do português como língua de acolhimento e a adaptação das metodologias de aprendizagem em diferentes contextos, levando-se em conta, notadamente, o caráter pluriétnico e multilinguístico, intrínseco às aulas para imigrantes forçados, exilados e refugiados.

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Biografia do Autor

Bruno Anselmi Matangrano, Escola Normal Superior de Lyon (ENS), Lyon, França.

Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Letras (Literatura Portuguesa) e bacharel em Letras (Português-Francês), igualmente pela USP. Licenciado em Formação pedagógica para graduados não licenciados – português pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Paulo, SP, Brasil; especialista em Docência da Língua Portuguesa para estrangeiros pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), em São Paulo, SP, Brasil. Ensina língua portuguesa e literaturas na Escola Normal Superior de Lyon (ENS-LYON), em Lyon, França.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Anselmi Matangrano, B. (2023). O Ensino do Português como Língua de Acolhimento em contexto pluriétnico: : desafios e propostas. Letras De Hoje, 58(1), e44794. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44794

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)