A sala de aula remota de língua espanhola

um olhar para o engajamento e o alinhamento sob as lentes da Análise da Conversa Multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44599

Palavras-chave:

Interação, Sala de Aula, Engajamento, Alinhamento, Análise da Conversa Multimodal.

Resumo

Este artigo apresenta os achados analíticos de uma investigação realizada na sala de aula de língua espanhola. À luz da Análise da Conversa Multimodal (ACM), descrevemos e analisamos eventos interacionais gerados em uma sala de aula de língua adicional, em contexto remoto, de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. A disciplina, para alunos concluintes do curso de graduação em Letras, versava sobre o aprimoramento da competência comunicativa, das habilidades produtivas e interativas em espanhol, com foco na expressão escrita. Ainda que a disciplina priorizasse a escrita, são as interações orais que nos interessam nesta pesquisa. Para nossas análises, utilizamos as gravações das aulas que ocorreram durante o final do ano de 2021 e início do ano de 2022 que foram transcritas e analisadas a partir do enfoque teórico-metodológico da Análise da Conversa Multimodal. Nosso objetivo, neste estudo, é investigar como ocorre o engajamento e o alinhamento dos/as estudantes no contexto interacional institucional. Os resultados mostram que, nas interações ocorridas, a maneira como as propostas de expressão oral são iniciadas pela professora tem implicação na organização da participação dos/as estudantes. Por meio de solicitações ou de propostas de expressão da oralidade, gera-se maior engajamento durante as aulas, enquanto ações que esperam participação voluntária dos discentes ou solicitações mais genéricas de engajamento não são muito eficazes. Observamos, ainda, que estar ou não com as câmeras abertas influencia no alinhamento por parte dos/as estudantes.  Compreendemos que um olhar analítico detalhado para a sala de aula contribui para o contexto de formação de professores e para a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua adicional. Entendemos, também, que este estudo pode contribuir para reforçar a compreensão da ACM para além das fronteiras teórico-metodológicas. 

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Biografia do Autor

Margarida Rosa Álvares, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Língua Espanhola, atuando na Rede ANDIFES-ISF na UFG. Assessora linguística da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG e membra do Comitê de Idiomas da PRPG-UFG. Atualmente, é professora associada 2 da Área de Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e membra do grupo de pesquisa Fala em Interação Institucional e Não Institucional (FEI).

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Álvares, M. R. (2024). A sala de aula remota de língua espanhola: um olhar para o engajamento e o alinhamento sob as lentes da Análise da Conversa Multimodal . Letras De Hoje, 59(1), e44599. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44599