Conexão dos saberes em práticas textuais entre estudantes indígenas, no Vale do Javari, Amazonas (AM), Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44572

Palavras-chave:

ensino intercultural, produção textual, formação de professores, narrativa.

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades de ensino em uma turma intercul­tural, a partir de atividades didáticas pedagógicas diferenciadas com populações indígenas, no componente curricular de produção textual, em língua portuguesa, no curso de matemática realizado pelo Programa de Formação de Professores (Parfor), em 2022, no município de Atalaia do Norte, no Amazonas. Participaram do estudo, 27 estudantes, professores em formação das etnias Mayoruna, Matis, Marubo, Kanamari, Tikuna e Kulina. As atividades foram realizadas a partir de um plano de intervenção distribuído em cinco aulas. A metodologia desta in­vestigação é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida à luz da pesquisa-ação (Gil, 2008; Thiollent, 2003). Os estudantes puderam refletir sobre os conteúdos a partir da descrição de suas vivências diárias em suas comunidades e na graduação. Como resultado, destacam-se a construção de textos descritivos e argumentativos, nos quais foram analisados a empregabilidade da tipologia textual e os discursos produzidos nesses escritos seguindo a lente examinadora da Análise Dialógica do Discurso (ADD) (Bakhtin, 2016). Os resultados revelam a integração da L1 com a L2 de modo comunicacional. A reflexão nos permitiu dar visibilidade à produção textual, discurso verbal e não verbal, pelo viés do bilinguismo, a partir da educação diferenciada.

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Biografia do Autor

Joelma Monteiro de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil.

Doutora em Semiótica no Turismo étnico pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário de Camboriú, SC, Brasil; mestra em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, AM, Brasil. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da SEDUC-AM, em Manaus, AM, Brasil. Membro do Programa de Pós-graduação em Mídias Digitais/UEA e Membro do Grupo de Pesquisa Mythos – Humanidades, Complexidade e Amazônia - UEA/CNPq, em Manaus, AM, Brasil.

Amanda Ramos Mustafa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, AM. Mestra em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, AM, Brasil. Professora de Inglês da SEDUC-AM, em Manaus, AM, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa – Política Linguística para Línguas Indígenas do Amazonas (UFAM), em Manaus, AM, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Monteiro de Carvalho, J., & Ramos Mustafa , A. (2023). Conexão dos saberes em práticas textuais entre estudantes indígenas, no Vale do Javari, Amazonas (AM), Brasil. Letras De Hoje, 58(1), e44572. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44572

Edição

Seção

Seção Livre