O corpo em sofrimento e a Irlanda dos millenials em “At the Clinic”, de Sally Rooney

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44141

Palavras-chave:

corpo, dor, normalidade, subjetividade, superação.

Resumo

Sally Rooney é um fenômeno recente na literatura irlandesa, sendo considerada por críticos uma “nova Jane Austen” visto que suas narrativas abordam uma parcela da sociedade, correspondente a sua própria geração, a dos millennials, mas sob uma perspetiva irlandesa do período post-crash, momento de reconstrução econômica e social após o fracasso boom econômico, conhecido por Tigre Celta. Sendo assim, tomando como base o contexto histórico da Irlanda post-crash, neste artigo demonstro que no conto “At the Clinic” (2016), de Sally Rooney, o corpo é representado como local de sofrimento e ao mesmo tempo de superação. Pensando na forma como Dillane, McAreavery e Pine (2016), versam sobre o corpo em sofrimento, investiga-se a maneira pela qual Marianne e Connell, os dois protagonistas de “At the Clinic”, lidam com a (in)expressibilidade da dor, física e emocional. Para isso, a discussão também girará em torno daquilo que Chris Weedon (1987) quer dizer por senso comum e normalidade e se (e como) esses conceitos estão indiretamente presentes na maneira pela qual Connell e Marianne se relacionam em “At the Clinic”. Por fim, concluo que as subjetividades desses personagens principais se constroem mutuamente e que, para Marianne, ao mesmo tempo que ela precisa lidar com a dor física durante a extração de um dente inflamado em um consultório de dentista, ela também acaba lidando com as dores emocionais, causadas por sua família disfuncional e por uma sequência de relacionamentos abusivos. No entanto, quando olhamos de perto para as subjetividades que constituem Connell e Marianne, percebemos que o ponto nevrálgico de “At the Clinic” e Normal People é o fato de que o individual se torna político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bolfarine, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis, MT, Brasil; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil

Doutora e mestre na área de estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo
(USP), em São Paulo, SP, Brasil, com período sanduíche na National University of Ireland, Maynooth e
pós-doutorado junto à USP. Bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Inglês igualmente pela USP. Pesquisadora da Cátedra de Estudos Irlandeses WB Yeats (FFLCH/USP) e presidente da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). Professora adjunta do Curso de Letras-Língua e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Rondonópolis, MT, Brasil; e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguagens (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, MT, Brasil.

Referências

CAIN, Sian. How Mayo writer Sally Rooney became a literary phenomenon in the UK. Irish Times, [s. l.], Jan. 9, 2019.

COLLINS, Lauren. “Sally Rooney gets in your Head”. The New Yorker, [s. l.], Jan. 7, 2019.

DILLANE, Fionualla; MCAREAVERY, Naomi; PINE, Emilie. The Body in Pain in Irish Literature and Culture. London: Palgrave McMillan, 2016.

FERRITER, Diarmaid. The Transformation of Ireland 1900-2000. London: Profile Books, 2004.

FOSTER, Dawn. The post-recession Literature we Nedded. Jacobinmag, [s. l.], May 28, 2019.

GRAY, Jane; GERAGHTY, Ruth; RALPH, David. Family Rythms: The Changing Textures of Family Life in Ireland. Manchester: Manchester University Press, 2016.

KRISTEVA, Julia. Revolution in Poetic Language. New York: Columbia UO, 1984.

McCORMACK, Mike. Solar Bones. Edinburgh: Canongate, 2017.

McINERNEY, Lisa. The Glorious Heresies. New York: Tim Duggan Books, 2015.

ROONEY, Sally. At the Clinic. The White Review, [s. l.], n. 18, 2016. Disponível em: https://www.thewhitereview.org/fiction/at-the-clinic. Acesso em: 26 ago. 2023.

ROONEY, Sally. Conversation with Friends, London: Faber & Faber, 2017.

ROONEY, Sally. Normal People. London: Faber & Faber, 2018.

ROONEY, Sally. Beautiful World Where are You. London: Faber & Faber, 2018.

SUDJIC, Olivia. Darkly Funny, desperate and Full of Rage: What makes a Millenial Novel? The Guardian, [s. l.], Ago 17, 2019.

SUCHODOLSKI, Veronica. Why Calling Sally Rooney a ‘Millennial Novelist’ Does Her a Disservice. Observer, [s. l.], Oct 4, 2019.

WEEDON, Chris. Feminist Practice and Poststructuralist Theory. London: Wiley-Blackwell, 1987.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Bolfarine, M. (2023). O corpo em sofrimento e a Irlanda dos millenials em “At the Clinic”, de Sally Rooney. Letras De Hoje, 58(1), e44141. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44141

Edição

Seção

Seção Livre