Aquisição do artigo definido por aprendizes chineses de PLA

Palavras-chave: Artigo Definido, Contextos Genérico e Não Genéricos, PLA, Aprendizes Chineses

Resumo

O presente estudo visa observar como os aprendizes chineses cuja língua materna não possui o sistema do artigo adquirem o artigo definido (AD) em português como língua adicional (PLA), tentando verificar a omissão e a generalização excessiva deste artigo na sua interlíngua. Além disso, tem também como objetivo determinar se o uso do AD no contexto genérico e nos contextos não genéricos classificados segundo o modelo adaptado do de Liu e Gleason (2002), apresenta uma diferença no nível de dificuldade para os aprendizes chineses. Neste contexto, foram realizadas entrevistas individuais junto de alunos universitários chineses de português de nível intermédio. Os dados obtidos com base nas análises quantitativas evidenciam a omissão não muito marcada do AD e a generalização excessiva do AD em construções não-padrão da interlíngua dos aprendizes chineses onde o AD em português não deve ser usado. Além disso, certos contextos linguísticos não genéricos do AD são mais fáceis do que outros, o que suporta a afirmação de Liu e Gleason (2002). O estudo contribui para mostrar as variações ocorridas no processo da aquisição do AD português por aprendizes chineses de nível de proficiência intermédio, que devem dedicar esta aquisição do AD ao longo de todo o processo.

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Biografia do Autor

Jing Zhang, Universidade de Macau, Macau, China

Doutora em Linguística, professora auxiliar do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau

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Publicado
2020-12-31
Como Citar
Zhang, J. (2020). Aquisição do artigo definido por aprendizes chineses de PLA. Letras De Hoje, 55(4), e38099. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38099
Seção
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: LINGUÍSTICA E TRADUÇÃO