Relação entre consciência fonológica e compreensão leitora em crianças: revisão sistemática de pesquisas brasileiras

Palavras-chave: Consciência fonológica. Leitura. Compreensão leitora. Alfabetização.

Resumo

Esta revisão sistemática objetiva apresentar estudos brasileiros que investigam o papel da consciência fonológica como meio facilitador da compreensão leitora de crianças em processo de aquisição da língua escrita. A busca foi realizada em diferentes bases eletrônicas de dados, e os descritores utilizados foram: “consciência fonológica”, “leitura”, “compreensão leitora” e “crianças”. Com base nos critérios de inclusão, o levantamento identificou seis trabalhos. Os resultados evidenciaram que a consciência fonológica contribui tanto para a melhora da leitura e da compreensão quanto para o aumento da velocidade da leitura e da compreensão. Esses resultados lançam luz sobre a importância de investigações, na área da Linguística Aplicada, que se ocupem da relação entre consciência linguística e leitura durante a aquisição da linguagem.

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Biografia do Autor

Jordana Taís Konrad, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil. Especialista em Neurociência e Educação pelo Instituto Superior Ivoti, Ivoti, RS, Brasil. Professora no Instituto Superior Ivoti, Ivoti, RS, Brasil.

Aline Lorandi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Pós-doutora em Neurociência Cognitiva pelo Birkbeck College, University of London, Londres, Inglaterra. Professora no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil.

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Publicado
2019-11-06
Como Citar
Konrad, J. T., & Lorandi, A. (2019). Relação entre consciência fonológica e compreensão leitora em crianças: revisão sistemática de pesquisas brasileiras. Letras De Hoje, 54(2), 274-283. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32525
Seção
Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: