O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30948

Palavras-chave:

Anúncio publicitário. Ethos. Dialogismo.

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Selecionamos para a nossa análise anúncios impressos do detergente em pó OMO. Verificamos a construção do ethos no discurso publicitário como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir o seu leitor-consumidor. A imagem foi criada para que o interlocutor possa se identificar com o ethos de uma mãe que quer proporcionar momentos felizes para o filho, mas sem se preocupar com as consequências dessas brincadeiras, como as manchas nas roupas. Desse modo, não será apenas com o quadro cênico que o leitor-consumidor irá se envolver, mas, fundamentalmente, com a cenografia criada pelo anúncio.

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Biografia do Autor

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE

Doutora e professora assistente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil

Lia Raquel Vieira de Andrade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE

Doutora e professora adjunta, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Araújo, J. G. G., & de Andrade, L. R. V. (2019). O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Letras De Hoje, 54(3), 330–337. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30948

Edição

Seção

Artigos