Linguística, educação e política: para além da academia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30587

Palavras-chave:

Linguística. Educação Básica. Educação em Língua Portuguesa.

Resumo

Este ensaio tem as relações entre Política, Linguística e Educação em Língua Portuguesa como tema, delimitando-se no questionamento acerca de em quê/como/de que modo os estudos linguísticos têm ou não contribuído para qualificar a abordagem escolar da linguagem em nível nacional. O conteúdo ocupa-se de problematizar questões como “O que os estudos linguísticos têm efetivamente feito em favor da qualificação do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa nos estratos mais pobres da população brasileira? Em quê/como avanços nessa área do conhecimento reverberaram nacionalmente na educação em linguagem? E por que deveriam fazê-lo?” e inquietudes afins. Objetiva-se (i) argumentar contrariamente à denegação da abordagem epistêmica que se compreende ter tomado conta do campo da linguagem, e (ii) defender que o tensionamento dialético entre usos da língua e metacognição é condição para que a escola efetivamente contribua em um processo de formação dos estudantes que esteja comprometido com a emancipação humana, o que ganha especial sentido em um país com a forte conformação de fragilidades sociais como o Brasil.

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Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora, professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Hellen Melo Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Cerutti-Rizzatti, M. E., & Pereira, H. M. (2019). Linguística, educação e política: para além da academia. Letras De Hoje, 54(3), 359–368. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30587

Edição

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Artigos