A leitura do gênero conto infantil: entendendo as estratégias do leitor

  • Monica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Glaís Sales Cordeiro Universidade de Genebra
Palavras-chave: Estratégias de leitura, Ensino Fundamental, Gênero conto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que os alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca dessas construções mostrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará
é Doutora em Linguística, Pós-Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Educação na Universidade de Genebra e professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Atualmente, é professora do setor de Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem e de Linguística Aplicada. É membro do Grupo de Estudos do Universo da Criança (GEUC) e do Grupo de Estudos Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA)
Publicado
2013-05-20
Como Citar
Serafim, M. de S., & Cordeiro, G. S. (2013). A leitura do gênero conto infantil: entendendo as estratégias do leitor. Letras De Hoje, 48(2), 253-261. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/11905
Seção
Seção: Temática Livre