Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos – PR

Autores

  • Mariza Rotta VIZIVALI
  • Sideney Becker Onofre UNIPAR

Palavras-chave:

Educador, Escola do campo, Educação

Resumo

A educação é a sistematização de um conjunto de valores, ideias, princípios, conhecimentos teóricos e empíricos, baseados na cultura de uma sociedade, que agrega valores em diferentes fases do desenvolvimento sociocultural. Esta definição é importante para fazer uma abordagem diferenciada da escola do campo e do processo de ensino-aprendizagem nela desenvolvido, principalmente, quando se analisa os altos índices de rotatividade de docência e a ausência de políticas educacionais diferenciadas, que visem ao incentivo de uma educação do campo e que primem pela real necessidade que o homem do campo tem em sua formação. Em face desses fatores, a escola do campo está deixando de ter significado para os alunos e deixando de cumprir sua principal missão: transformar vidas. Faz-se necessário um conglomerado de fatores conjuntos, intrínsecos e extrínsecos, para que esta situação possa ser revertida, como, por exemplo: alteração da grade curricular, política de bolsas de estudo nas áreas que se relacionam com o campo, capacitação técnica dos docentes, melhoramentos na estrutura funcional e tecnológica das unidades escolares, melhoramento no transporte, tanto dos docentes quanto dos alunos, e políticas macroeconômicas que visem ao desenvolvimento do campo como um todo.

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Biografia do Autor

Mariza Rotta, VIZIVALI

Doutoranda em Educação

Sideney Becker Onofre, UNIPAR

Doutor Processos Biotecnológicos

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Rotta, M., & Onofre, S. B. (2010). Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos – PR. Educação, 33(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5579

Edição

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