Sociologia da Infância

campo científico, passos e percalços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44560

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, crianças, campo científico, reflexividade

Resumo

Nos últimos tempos, a reflexão sociológica sobre as crianças tem vivido um considerável desenvolvimento, dando origem a uma nova área de especialização: a Sociologia da Infância. Tendo isso em atenção, determinadas abordagens têm se apressado em afirmar que essa incipiente área já atingiu a maturação requerida para o seu completo estabelecimento intelectual, estando consolidada como campo científico. O presente trabalho refuta essa tese, considerando, por exemplo, os aportes de Pierre Bourdieu a respeito do modus operandi do campo científico. Assim, é apresentada uma  dupla hipótese a respeito dos estudos contemporâneos sobre a infância, isto é: 1) há uma dificuldade de a Sociologia da Infância se consolidar como campo científico; 2) essa dificuldade decorre, em parte, das particularidades internas desse incipiente campo, a exemplo dos percalços da sua estruturação e das perspectivas de abordagem concorrentes em seu interior. Busca-se averiguar essa hipótese realizando-se uma revisão da literatura sociológica sobre a infância produzida em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Como resultado, infere-se a comprovação da hipótese e, entre as considerações conclusivas, é afirmado que, só a partir de uma sociologia reflexiva, se pode procurar fazer com que o sociólogo da infância evite os erros que debilitam o campo científico que ele pretende construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonaldo Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Possui formação interdisciplinar, situando-se particularmente nas interfaces da interlocução entre História e Sociologia, tendo realizado o doutorado em Ciências da Educação/Área de Especialização Sociologia da Educação, na Universidade do Porto/Portugal. Professor da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALVARADO, S. V.; LLOBET, V. (2013). “Introducción”, in LLOBET, V. (Org.). Pensar la infancia desde América Latina: un estado de la cuestión. Buenos Aires: CLACSO.

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. (2014). Invitation à la sociologie réflexive. Paris: Éditions Seuil.

BOURDIEU, P. (1994). Raisons pratiques: sur la théorie de l’action. Paris: Éditions Seuil.

BOURDIEU, P. (1982). Leçon sur la leçon. Paris: Éditions Minuit.

BOURDIEU, P. (1980). Le sens pratique. Paris: Éditions de Minuit.

BOURDIEU, P. (1977). Sur le pouvoir symbolique. Annales, vol 32, nº 3.

BOURDIEU, P. (1976). Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, p. 88-104.

BUSTELO, E. (2012). “Notas sobre infancia y teoría: un enfoque latinoamericano”. Salud colectiva, 8 (3): 287-298.

CALHOUN, C.; ROJEK, C.; TURNER, B. (ed) (2005). The sage handbook of sociology. London. Sage.

CORSARO, W. A. (1997). The sociology of childhood. Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press.

CORREIA, J. A.; MATOS, M. (2001). Da crise da escola ao escolacentrismo, in STOER, S. R.; CORTESÃO, L.; CORREIA, J. A. (Orgs.) (2001). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento.

CORCUFF, P. (1995). Les nouvelles sociologies: constructions de la réalité social. Paris: Nathan.

DELGADO, A. C. C. (2011). Estudos socioantropológicos da infância no Brasil: caminhos, problematizações e diálogos, in MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados.

DURKHEIM, É. (2013). Éducation et sociologie. 10 ed. Paris: PUF.

FERNANDES, F. (1979). As “Trocinhas” do Bom Retiro, in:_______. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2 ed. Petrópolis: Vozes, p. 153-175.

LAHIRE, B. (2005). L’esprit sociologique. Paris. Éditions la Découverte.

LIEBEL, M. (2019). Infancias dignas o cómo descolonizarse. Lima: Ifejant.

LIEBEL, M. (2016). ¿Niños sin Niñez? Contra la conquista poscolonial de

las infancias del Sur global. MILLCAYAC - Revista Digital de Ciencias Sociales, vol. III, nº 5, p. 245-272.

LIEBEL, M. (2003). Working children as social subjects The contribution of working children’s organizations to social transformations. Childhood, 10(3), p. 265-285.

LIEBEL, M. (2000). La otra infancia: niñez trabajadora y accion social. Lima: Ifejant.

MARTINS, J. de S. (1993). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Huctec.

MAUS, M. (1996). Trois observations sur la sociologie de l’enfance. Gradhiva: Revue d'Histoire et d'Archives de l'Anthropologie, nº20, p. 108-115.

MUÑOZ, L. G. (2017). Contribuciones ee el campo de la Sociología de la Infancia: diálgos con Lourdes Gaitán Muñoz – entrevista. Educar em Revista, nº 65, p. 267-282.

PUNCH, S. (2001). Negotiating autonomy: childhoods in rural Bolivia. In ALANEN, L.; MYALL, B. (Eds.), Conceptualising Child-Adult Relations. Londres: Routledge Falmer, p. 23-36.

QUINTEIRO, J. (2003). Sobre a emergência de uma sociologia da Infância: contribuições para o debate. Perspectiva, v. 20, p. 137-162. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10282> Acesso em: 23 ago. 2022.

QVORTRUP, J. (2001). Childhood as a Social Phenomenon Revisited, in BOIS-REYMOND, M.; SÜNKER, H.; KRÜGER, H-H. (Orgs). Childhood in Europe: approaches, trends, findings. New York: Peter Lang Pub, p. 215-241.

SARMENTO, M. J. (2008). Sociologia da Infância: correntes e confluências, in SARMENTO, M. J. e GOUVÊA, M. C. S. de (Orgs.) (2008). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes.

SIROTA, R. (2017). Sociologie de l’enfance et sociologie de l’éducation: va-et-vient. Education et Sociétés, 2(40), p. p. 105-121. Disponível em: < https://www.cairn.info/revue-education-et-societes-2017-2-page-105.htm> Acesso em: 19 ago. 2022.

SIROTA, R. (1998). L’emergence d’une sociologie de l’enfance: evolution de l’objet, evolutions du regard. Education et Sociétés, nº2, p.9-33. Disponível em: < http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/education-societes/RE002-2.pdf> Acesso em: 21 ago. 2022.

UNDA, R. (2009). Perspectivas teóricas de la sociología de la infancia en América Latina. FARO - Revista de la Unidad de Postgrados de la UPS, 1, p. 10-30.

VERGARA, A.; PENA, M.; CHÁVEZ, P.; Vergara, E. (2015). Los ninos como sujetos sociales. El aporte de los Nuevos Estudios Sociales de la infancia y el Análisis Crítico del Discurso. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 14(1), p. 55-65.

SEPÚLVEDA-KATTAN, N. (2021). Sociología de la infancia y América Latina como su lugar de enunciación. Íconos - Revista de Ciencias Sociales, nº 70, p. 133-150.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Leite, I. (2023). Sociologia da Infância: campo científico, passos e percalços. Educação, 46(1), e44560. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44560

Edição

Seção

Outros Temas