Andragogia

Desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33428

Palavras-chave:

educação de adultos, andragogia, desenvolvimento pessoal

Resumo

Compreender o processo de desenvolvimento pessoal e de aprendizagens ao longo da vida, pela ótica de como o aprendiz adulto aprende e se desenvolve, é objetivo primordial deste trabalho. Outra questão é situar aspectos do desenvolvimento pessoal, problematizando a sua importância para compreender a pessoalidade, individualidade face ao coletivo e aspectos sociais e de identidades. Nesse âmbito, destaca-se a análise em pelo menos três óticas relacionadas à educação de adultos na atualidade: lógica humanista, no sentido de desenvolvimento integral da pessoa humana; lógica laboral, do homem como sujeito construtor de si mesmo e transformador da realidade pela ação do trabalho; lógica do bem estar social, abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal e de participação social, em que os adultos colaboram no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todas as idades. Sublinha-se, igualmente, a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma de educação de adultos.

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Biografia do Autor

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR).

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Pós-Doutorado em Currículo e Avaliação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação, Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Soek, A. M., & Haracemiv, S. M. C. (2021). Andragogia: Desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto. Educação, 44(2), e33428. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33428

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