O legado da Educação Popular na formação da individualidade para si nas classes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33111

Palavras-chave:

Educação Popular, individualidade para si, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo delineia uma discussão teórica sobre a formação da individualidade para si na Educação de Jovens e Adultos, por meio de contribuições emanadas da Educação Popular. Entendendo a individualidade em si como a síntese espontânea das relações sociais e a individualidade para si como a síntese consciente de tais relações, apresentamos a individualidade para si como relevante possibilidade da formação do indivíduo da Educação de Jovens e Adultos, a partir da apropriação das produções humanas. Para tanto, lança-se mão de um retrospecto histórico, no sentido de melhor compreender os sentidos das iniciativas de Educação Popular e suas contribuições para a formação da individualidade para si nos educandos da Educação de Jovens e Adultos. Espera-se, com base nas construções deste texto, que os percursos já percorridos pela Educação de Jovens e Adultos, desde as iniciativas de Educação Popular até o momento atual de institucionalização da modalidade, contribuam com a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que possibilite, aos sujeitos sociais, o desenvolvimento de uma relação educativa consciente e não alienada consigo mesmos e com o mundo circundante, o que enseja a transição da individualidade em si para a individualidade para si.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Luiza Ferreira Duques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil.

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB — Campus I). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Guanambi (FG); Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB — Polo Brumado); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Hélio Rocha e em Práticas Docentes Interdisciplinares pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB — Campus VI). Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação e do Grupo de Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS).

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, niversidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Duques, M. L. L. F. ., & dos Santos, C. E. F. (2021). O legado da Educação Popular na formação da individualidade para si nas classes da Educação de Jovens e Adultos. Educação, 44(2), e33111. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33111

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