O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas

Autores

  • Jelson Roberto de Oliveira PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.23856

Palavras-chave:

Educação. Conhecimento. Hans Jonas. Competências. Tecnologia.

Resumo

O objetivo do presente artigo é abordar a mudança no estatuto do saber a partir da era moderna e suas repercussões sobre a educação no século XXI, tendo como referência a filosofia de Hans Jonas. Para tanto, analisa-se como o
conhecimento perdeu seu valor contemplativo, ontológica e politicamente falando, para assumir uma perspectiva de exploração do mundo, chegando a apresentar-se ele mesmo como uma mercadoria, na forma da informação. Contrapõe-se, assim, o homo faber ao homo sapiens, com o prejuízo do segundo. À educação cabe enfrentar a tensão entre o fazer e o saber, recusando uma visão simplista da ideia de competências e assumindo uma posição crítica capaz de preparar o ser humano integralmente para assumir a sua responsabilidade diante dos novos poderes da tecnologia.

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Biografia do Autor

Jelson Roberto de Oliveira, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCPR; pesquisador visitante na Universidade de Exeter, UK; atual coordenador do GT Hans Jonas da ANPOF.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Oliveira, J. R. de. (2017). O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas. Educação, 40(1), 53–62. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.23856

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