The (auto)biographical approach – a revelation of narratives about training and self-regulated learning in future educators’ reflexive portfolios

Authors

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Margarida da Veiga Simão Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Keywords:

(auto)biographical narratives, self-regulation, reflexive portfolios

Abstract

This article presents a reflection on (auto)biographical narratives that were registered in the reflexive portfolios by students from a Basic Education course (Portugal) and a Higher Education course, Pedagogy (Brazil). The investigation focused on highlighting the possible link between (auto)biographical narratives and self-regulated learning in teachers’ education process. The material analyzed allowed viewing issues that emerged about learning and skills development: the role of the future teacher in learning; ownership of contents, awareness of own learning processes, a commitment to learning, and how to increase decision-making.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia (1977) e Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000. Defendeu a dissertação intitulada "Percorrendo os caminhos na construção da sexualidade adolescente: significado do mundo vivido". Fez Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa. É Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), tendo defendido tese em 2006, intitulada "Autorregulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação, da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGE/FaE/UFPel). Faz parte do grupo de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem.Tem experiência na área de Educação, orienta trabalhos de pesquisa com ênfase na autorregulação da aprendizagem, estratégias pedagógicas e metodológicas de ensino e de aprendizagem e narrativas, (auto)formação de professores. Participa do Grupo de pesquisa Profissionalização Docente e Identidade, com a pesquisa: O sujeito singular-plural - narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor, na PUCRS. Atuou como professora na PUCRS. Foi professora e diretora do curso de Pedagogia da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. É pesquisadora do Cnpq, desenvolve na UFPel a pesquisa Docência Compartilhada: autorregulação da aprendizagem no estágio curricular obrigatório no Curso de Pedagogia. As principais publicações e projetos de investigação versam sobre aprendizagem autorregulada, estudo colaborativo, narrativas (auto)formadoras, monitoria e tutoria. Coordena o projeto PIBID, do qual participam 20 bolsistas, tendo como objetivo capacitar os estudantes da Pedagogia para atuarem com profissionalização na docência do ensino público.

How to Cite

Frison, L. M. B., & Simão, A. M. da V. (2011). The (auto)biographical approach – a revelation of narratives about training and self-regulated learning in future educators’ reflexive portfolios. Educação, 34(2). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8705

Most read articles by the same author(s)