O óbvio na relação pedagógica

Autores

  • Suzana Schwartz
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Palavras-chave:

Óbvio, relação pedagógica, compreensão.

Resumo

O que pode parecer ‘óbvio’ na relação pedagógica precisa ser desvelado. O óbvio tem sido evidenciado também pelo uso de conceitos sedimentados empiricamente ou do discurso do senso comum, não refletidos criticamente. O objetivo deste artigo é oportunizar espaço para reflexão crítica para a percepção de que se não considerarmos que o “óbvio do outro é diferente do meu” e não atentarmos, na prática pedagógica, para estas possíveis e prováveis diferenças, poderemos estar encaminhando a ação de “obviar” no sentido de obstar aprendizagens. Buscamos observar, ouvir, refletir e agir em busca da compreensão deste fenômeno e de suas implicações na aprendizagem de alunos e professores, pois aprendemos que a palavra anunciada pode oportunizar múltiplas e diferentes compreensões.

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Publicado

2009-09-10

Como Citar

Schwartz, S., & Frison, L. M. B. (2009). O óbvio na relação pedagógica. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5781

Edição

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