A construção de indicadores de qualidade social da educação superior

O caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.40993

Palavras-chave:

educação superior, qualidade social da educação, indicadores de qualidade

Resumo

O objetivo desta investigação está na proposição de indicadores da qualidade social da educação superior no arranjo do contexto emergente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Como estratégia metodológica, utilizamos da abordagem qualitativa apoiada pela pesquisa documental na investigação dos documentos institucionais e bibliográfica no reconhecimento do acúmulo teórico do campo das avaliações institucionais pelo viés dos estudos críticos. Os resultados da investigação indicam a forma complexa como o fenômeno da qualidade social da educação se apresenta no contexto emergente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A construção dos indicadores levou em consideração níveis internos e externos de dimensões estruturais próprias da instituição, a saber: Dimensão Política, Dimensão Social, Dimensão Institucional e Dimensão Pedagógica. A proposição colocada nesta investigação se mostra como uma possibilidade de entendimento da realidade institucional a partir de um olhar dos seus processos para além das métricas e dos índices estandardizados, considerando ainda a qualidade social da educação como um elemento imbricado a própria política educativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor do Departamento de Estudos Especializados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil..

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; mestra em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISNOS), em São Leopoldo, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Fontoura, J. S. D. de Ávila, & Corsetti, B. (2021). A construção de indicadores de qualidade social da educação superior: O caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Educação, 44(3), e40993. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.40993

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