A POLÍTICA DE EXPANSÃO DE VAGAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O PROINFÂNCIA EM QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37455

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Infantil, Expansão de vagas, Proinfância

Resumo

O objetivo do texto é discutir a expansão de vagas para a Educação Infantil no contexto do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos de Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA), tendo em vista que o programa do governo federal tinha em seus pressupostos a expansão de vagas para as crianças de 0 a 5 anos, em regime de colaboração com os municípios. A metodologia esteve pautada na revisão da literatura, tendo como referência os estudos realizados nos anos de 2008 a 2018 sobre o Proinfância. O estudo revelou que o Proinfância contribuiu para colocar a educação na agenda de prioridades da política educacional no âmbito dos governos federal e municipais, representando um avanço histórico para a área.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, G. da, & Dias, A. A. (2020). A POLÍTICA DE EXPANSÃO DE VAGAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROINFÂNCIA EM QUESTÃO. Educação, 43(3), e37455. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37455

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