Comparando discursos sobre educação continuada de professores entre Brasil e Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31445

Palavras-chave:

educação continuada, análise de termos, comparação entre Brasil e Argentina

Resumo

Este trabalho é parte de projeto coletivo de pesquisa mais ampla sobre novos modelos de formação de professores com alguns objetivos abrangendo comparações do Brasil e países da América Latina. No decorrer da pesquisa surgiu uma questão intrigante, qual seja, as semelhanças e as diferenças no que se refere a discursos e práticas de formação continuada de professores. Neste artigo, portanto, focalizam-se intervenções que compuseram agendas políticas nessa área. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e de documentos representados por leis, normativas e projetos de formação. Destacam-se, nessas intervenções, os discursos, mas também algumas práticas decorrentes. Foram tomados como base de análise os termos utilizados no Brasil e na Argentina, tais como: formação em serviço e fora do serviço; aperfeiçoamento; capacitação; formação contínua; e educação continuada. Esses termos e suas variações são analisados nas relações com as agendas políticas das últimas décadas com suporte da concepção de que a comparação permite a compreensão de como são propostas tais ações em cada país. As análises decorrem do uso da concepção relacional com políticas internacionais e com perspectiva da sociologia da cultura.

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Biografia do Autor

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; professora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Natureza, Educação e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil.

Alda Junqueira Marin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Livre Docente em Didática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Furlan, E. G. M., & Marin, A. J. (2021). Comparando discursos sobre educação continuada de professores entre Brasil e Argentina. Educação, 44(1), e31445. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31445

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