O desafio da mobilização institucional na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27594

Palavras-chave:

Ensino superior. Desenvolvimento profissional. Formação docente. Professor universitário.

Resumo

A promoção do desenvolvimento profissional de professores é um desafio para as instituições de ensino superior que buscam a excelência na qualidade de ensino. Dentre os entraves está a dificuldade em equilibrar as necessidades individuais e institucionais, assim como envolver não apenas os professores, mas também colaboradores, gestores e estudantes. Este estudo de caso tem por objetivo examinar o desafio da mobilização institucional na formação docente a partir da atuação do setor responsável por essas estratégias no âmbito de uma universidade comunitária confessional, adotando como referencial teórico para análise Zabalza (2004), Saroyan e Amundsen (2004), Cunha (2010) e Veiga
et al. (2012). Estuda-se como o processo de criação e consolidação do Centro de Ensino e Aprendizagem (2014-2016) ocorreu, contemplando o contexto de origem, a articulação administrativa e as características do programa de formação instituído. Destacam-se, dentre as medidas tomadas para engajar e legitimar as ações, a adoção de diversas frentes de atuação simultâneas, o reconhecimento às boas práticas docentes e o incentivo ao compartilhamento de experiências.

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Biografia do Autor

Patrícia Meyer, Instituto Federal do Paraná; Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela PUCPR. Professora na área de Comunicação do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Cinthia Bitencourt Spricigo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PhD em Engenharia Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do Curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, Diretora de Suporte à Graduação

Elisangela Ferretti Manffra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PhD em Ciências Naturais, Bergische Universität Wuppertal, Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR e Coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR - CrEAre

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PhD em Educação, Université de Montréal - Canadá, Professor at Pontifical Catholic University of Parana, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pesquisadora do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR - CrEAre.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Meyer, P., Spricigo, C. B., Manffra, E. F., & Vosgerau, D. S. R. (2018). O desafio da mobilização institucional na formação docente. Educação, 41(2), 250–261. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27594