Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Josiane Bernini Jorente Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22496

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação matemática. Ensino fundamental

Resumo

O presente artigo objetiva responder à questão: “O que revelam as pesquisas sobre a formação matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental?”. Com esse intuito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2004 a 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin) para examinar títulos, palavras-chave, resumos, objetos de estudo, procedimentos metodológicos e resultados. As pesquisas apontam lacunas na formação matemática desses professores. Além de políticas públicas que amparem os processos de formação inicial e continuada, recomendam-se aquelas que promovam a aprendizagem na educação básica, contribuindo para que os alunos cheguem à universidade com os conhecimentos matemáticos fundamentais.

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Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Psicóloga (Universidade Tuiuti) e pedagoga (Universidade de São Paulo – USP), Mestrado e Doutorado em Psicologia (Instituto de Psicologia da USP), e Pós-doutorado em Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem junto ao Departamento de Psicologia da FE – UNICAMP. Atualmente é Professora do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, além de atuar como docente e orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD).

Josiane Bernini Jorente Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. Aperfeiçoamento em PDE - SEED-PR, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Membro do GPAAD. E-mail [email protected]

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Szymanski, M. L. S., & Martins, J. B. J. (2017). Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação, 40(1), 136–146. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22496

Edição

Seção

Outros Temas