Archaeology of school practice in education of children

Authors

  • Magali Reis Universidade Estadual de Campinas Pontifícia
  • Lenise Maria Ortega Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Julia Calvo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana Veríssimo Université d'Aix-Marseille

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091

Keywords:

Archaeology. School practice. Education. Teacher education. Material culture.

Abstract

The reflections presented in this article flow from the research experience and extension developed in institutions of Basic School and Childhood Education Schools. The idea of working with the Archaeology of School Practice emerged from our immersion in scientific research fields in schools and the observation and recording of numerous school practices, which, at the end of the school year, ended up getting lost, there being no systematization and production of a collection of rich material studies and teacher training. We seek, in archeology, concepts, procedures and data collection methods for considering the numerous digital collections of constitution of possibilities that enable the analysis of teaching material production in basic education, limiting our field of inquiry to the “Childhood School understood as the Childhood Education Schools (EI) and the early years of Elementary School (EF), starting from the understanding that the students of these levels of education they are still children and that coordination and policy transition between these schools need to be rethought continuously.

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Author Biographies

Magali Reis, Universidade Estadual de Campinas Pontifícia

Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação da Infância, Cultura e Sociedade (CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA) , da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Sociologia da Educação - Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil; Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.

Lenise Maria Ortega, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1991) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Possui Estudos Avançados (primeira etapa do doutorado) em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2000-2003). Tem significativa experiência na docência e na assessoria pedagógica do Ensino Superior, em cursos da graduação e da pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área da Educação. Concentra seus estudos e pesquisas na área de Formação Docente, Métodos de Ensino, Ensino e Pesquisa.

Julia Calvo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciências Socias pela PUC Minas, Mestre em Educação pela UFMT e Graduada e licenciada em Historia, pela PUC Minas. Atualmente é professora adjunto IV da PUC Minas e pesquisadora do Instituto Histórico Israelita Mineiro. Desenvolve pesquisas no campo da História, Memória e Patrimônio Cultural, Educação e presença judaica em Minas Gerais, século XVIII e nas primeiras décadas do século XX, em Belo Horizonte. Coordena a área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Espaço Dignidade e Cidadania na PUC Minas em Contagem.

Mariana Veríssimo, Université d'Aix-Marseille

Possui doutorado em Filosofia pela Université d´Aix-MarseilleI-França, realizado com bolsa da Capes e Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Faculdade de Educação da UFMG. Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em PEDAGOGIA nesta mesma Universidade. Professora Adjunto IV e atua no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2012 e atual). Concebeu e Coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico da PUC-Minas- Naped-Pucminas. Coordena o curso de Pós-Graduação Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento. Coordena o PIBID no Curso de Pedagogia/PUCMINAS. Foi Chefe do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-MINAS (gestão 2011-2013). Atuou (2011) na Comissão para elaborar a política da avaliação do desempenho escolar no âmbito da PUCMINAS e na Comissão visando a reformulação das normas acadêmicas do ensino de graduação. Atuou na comissão para Elaboração de matrizes de provas do componente de Formação Geral do ENADE. Foi Coordenadora do grupo de avaliação e pesquisa da PUC MINAS que atua no Projeto UCA Total/Tiradentes-FNDS (2010-2012); Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas seguintes: Ergologia, Trabalho e Educação, Políticas Públicas de Educação, Didática e formação de professores, Gestão e Coordenação Escolar e Educação de Adultos.

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Published

2016-07-06

How to Cite

Reis, M., Ortega, L. M., Calvo, J., & Veríssimo, M. (2016). Archaeology of school practice in education of children. Educação, 39(1), 113–120. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091