Presentation
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.19587Abstract
.Downloads
References
ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Caderno de campo digital – antropologia em novas mídias. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 273-289, jan.-jun. 2004.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BRANDÃO, H. N. Introdução à análise de discurso. Campinas: Unicamp, 1994.
CATANI, Denice Barbara. Lembrar, narrar, escrever: memória e autobiografia em história da educação e em processos de formação. In: BARBOSA, Raquel Lazzari L. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 119-129.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 1.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990.
ELIAS, Carime R. et al. Entre o dizer e o fazer: um exercício de análise de discurso. In: LEFFA, Vilson J.; PEREIRA, Aracy E. O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas:
EDUCAT – Editora da Universidade Católica de Pelotas, 1999. p. 109-128.
FISS, Dóris M. L.; MUTTI, Regina M. V. Língua, discurso e sujeito na educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 643-650, set.-dez. 2011.
FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo. Barcelona: Paidós, 1990.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GREGOLIN, Maria do Rosário V. Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades, SEMINÁRIO DE ANÁLISE DE DISCURSO (SEAD), 2., Porto Alegre, UFRGS, 2005. Anais...
INDURSKY, F. A fala dos quartéis e as outras vozes. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.
JAY, Martin. Vision in context: reflections and refractions. In: BRENNAN, Teresa; JAY, Martin (Org.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York: Routledge, 1996. p. 1-12.
LARROSA, Jorge Bondía. Herido de realidad y en busca de realidad: notas sobre los lenguajes de la experiencia. In: CONTRERAS, José;
LARA, Nuria Pérez (Comp.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2010.
LARROSA, Jorge Bondía. Fin de partida: sobre leer, escribir, conversar (y tal vez pensar) en una Facultad de Educación. In: SIMONS, Maarte; MASSCHELEN, Jan; LARROSA, Jorge B. (Ed.). Jacques Rancière: la educación pública y la domesticación de la democracia. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2011.
LARROSA, Jorge Bondía. Palavras desde o limbo: notas para outra pesquisa na educação ou, talvez, para outra coisa que não a pesquisa na educação. Teias, v. 13, n. 27, p. 287-298, jan.-abr. 2012. Currículos: problematização em práticas e políticas.
MEINERZ, Carla Beatriz; FISS, Dóris Maria Luzzardi; OGIBA, Sônia Mara Moreira. Formação de professores e práticas culturais: descobertas, enlaces, experimentações. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 21, n. 22, 2013. Dossiê formação de professores e práticas culturais: descobertas, enlaces, experimentações. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1140 - Acesso em: 14 nov. 2014.
NÓVOA, António. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora,
NÓVOA, António. As palavras das imagens: retratos de professores (séculos XIX-XX). Atlântica – Revista de Cultura, v. 45, p. 101-122, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/671
NÓVOA, António; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
PÊCHEUX, Michel. Sur les contexts épistémologiques de l’analyse de discours. Mots, n. 9, p. 7-17, 1984.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. da Unicamp, 1995.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. por Eni P. Orlandi. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, C. A propósito de uma análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp,
p. 61-162.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 6. ed. Porto: Afrontamento, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em educação e linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, jan.-jun. 2008.
TEIXEIRA, T. M. L. O “sujeito” é o “outro”? Uma reflexão sobre o apelo de Pêcheux à psicanálise. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 61-88, mar. 1997.
TEIXEIRA, T. M. L. A presença do outro no um: um exercício de análise em canções de Chico Buarque. Porto Alegre: PUCRS, 1998. 313 p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Letras. Curso de Pós-Graduação em Letras. 1998.
TEIXEIRA, T. M. L. A constituição heterogênea do sujeito discursivo: um exercício de análise em “Partido Alto” de Chico Buarque. In: CORACINI, M. J.; PEREIRA, A. E. (Org.). Discurso e sociedade: práticas em análise de discurso. Pelotas: ALAB/EDUCAT, 2001. p. 257-300.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.