The governamentalization of the State, LGBT movements and school: captures and resistances

Authors

  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • André de Macedo Duarte Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Jamil Cabral Sierra Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Keywords:

Foucault, LGBT social movements, Educational politics, Queer theory.

Abstract

Foucault’s notion of governamentality permited him to reflect on the historical constitution of the modern State and its technological policies to conduct the life of a given population. We discuss the relation between Brazilian State, LGBT social movements (lesbians, gays, bisexuals, transexuals, travesties and transgenders) and their educational and juridical demands aiming at the social integration of that particular population. Our hypothesis is that in spite of many political advances, the process of State governamentalization of this specific population contains some dangerous collateral side-effects, such as the imprisoning of those social and educational movements in the cage of an identity logics that tends to normalize those political subjects as well as to tame the creativity and the critical dimension of their demands. Finally, we consider Foucault’s notion of aesthetics of existence and queer attitude as a theorical means for exercising new forms of post-identitarian resistances.

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Author Biographies

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

possui graduação em Ciências Biológicas (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-doutorado em Filosofia Contemporânea (Michel Foucault) na Universidade de Paris XII (2011-2012) sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Gros. Atualmente é Professora Adjunta do Setor de Educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - PPGE/UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR) e coordenadora do Laboratório de investigações sobre corpo, gênero e subjetividade na educação (UFPR). Vice-coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2011-2013). Membro do Conselho Editorial da Educar em Revista (ISSN 0104-4060) e da Editora da UFPR. Experiência na área de Educação (Ensino) com ênfase nos estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e subjetividade; atuando principalmente nos seguintes temas: poder, biopolítica, governamentalidade e estética da existência (M. Foucault); pós-estruturalismo; teorias de gênero; feminismo e teoria queer.

André de Macedo Duarte, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona com bolsa Capes (2003), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Bolsa Sanduíche CNPq na New School for Social Research (NY, 1995-1997), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia desde 1998. Líder do Grupo de Pesquisa em Ontologia, Fenomenologia e Hermenêutica, cadastrado no CNPq e certificado na UFPR. Coordenador do GT Heidegger associado à ANPOF desde 2006. Membro do GT Pensamento Contemporâneo. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e representante brasileiro no Círculo Latino-Americano de Fenomenologia (CLAFEN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética, Fenomenologia, Ontologia Fundamental e Hermenêutica, atuando principalmente na discussão dos seguintes autores e temas: diagnósticos filosóficos da Modernidade; biopolítica; técnica; Heidegger, Arendt, Foucault, Nietzsche e Agamben. Alguns textos acadêmicos estão disponíveis em http://works.bepress.com/andre_duarte/ Ou então: http://ufpr.academia.edu/AndréDuarte Outros textos encontram-se em http://[email protected]

Jamil Cabral Sierra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sou licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), especialista em Linguística Aplicada também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente, sou professor assistente no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná UFPR. Pesquisador do Núcleo de Estudo de Gênero - NEG (CNPq/UFPR) e do Laboratório de Investigações sobre Corpo, Gênero e Subjetividade em Educação LABIN-CGS (UFPR). Doutorando em Educação na UFPR, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Assis César. Experiência na área de Letras e Educação, com ênfase nos estudos sobre discurso, relações de gênero, corpo e sexualidade, subjetividade e teoria queer.

Published

2013-06-27

How to Cite

César, M. R. de A., Duarte, A. de M., & Sierra, J. C. (2013). The governamentalization of the State, LGBT movements and school: captures and resistances. Educação, 36(2), 192–200. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12908

Issue

Section

Dossier - Biopolitics, governmentality and education