Body, education, experience: modernity and technique by Walter Benjamin

Authors

  • Jaison José Bassani universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Cristina Richter Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Walter Benjamin, technique, body, subjectivity, experience

Abstract

In this paper we analyze essays of Walter Benjamin, most written in the middle of the decade of 1930. It shows technique in its link with body and education of sense as a main axis, according to Benjamin, for understanding modernity. The ambiguities of the changes in the beginning of XX Century are expressed in the essays about the modern metropolis with their own challenges and accelerated rhythmus. Technic gestures and senses produced by the industrial production are analyzed by Benjamin. They have their roots also in the advancing of technology and in the improvement of the cities. This process impacts hardly the new forms of perception and sensibility, creating a new subjectivity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaison José Bassani, universidade Federal de Santa Catarina

Loutor em Educação pela UFSC. Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC-UFPR/CNPq).

Ana Cristina Richter, Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR

Possui Licenciatura em Educação Física; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Atua como pesquisadora-estudante do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC) e do Laboratório de investigações sobre corpo, gênero e subjetividade na educação (UFPR). Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação da pequena infância; educação fìsica e infância; fundamentos da educação (sociologia e filosofia); formação de professores; práticas corporais, corpo, educação e sociedade.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Fernandez Vaz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou com Andreas Trebels, Detlev Claussen, Regina Becker-Schmidt e Oskar Negt. Freqüentou ainda os cusos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia (Universidade de Hannover). É professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC desde 1998, onde trabalha com os cursos de Pedagogia e Educação Física, assim como no programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem atuado como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, e na Unversidad de La Republica, Uruguai. Foi professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a Universidade de Paris 8 realiza uma co-tutela de tese de doutorado. Na UFSC, é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e pesquisador-bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na área de Fundamentos da Educação. As pesquisas do Núcleo têm sido financiadas pelo CNPq e pela FAPESC. Atua como coordenador da Comissão do CED/UFSC de avaliação e acompanhamento do programa PIBIC/UFSC/CNPq desde 2006, além de compor comissões de pesquisa na UFSC e ou na FAPESC desde 2002. Tem avaliado o programa PIBIC/CNPq em diversas universidades brasileiras e colaborado com instituições de pesquisa como o CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e a Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina) e com pareceres para CNPq, CAPES, FAPESC e outras fundações estaduais de pesquisa. . É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Qualis Educação/Educação Física) e dos Cadernos de Formação RBCE (nova publicação destinada à formação de professores), revisor e membro do conselho editorial de vários periódicos no Brasil e no exterior. Tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e ensino em algumas universidades brasileiras, além da UFSC, e em instituições da Europa e da América Latina. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Sociologia da Cultura e do Esporte e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

Published

2013-02-15

How to Cite

Bassani, J. J., Richter, A. C., & Vaz, A. F. (2013). Body, education, experience: modernity and technique by Walter Benjamin. Educação, 36(1). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11736

Most read articles by the same author(s)