Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

profissão docente, memória e formação, pesquisa (auto)biográfica, entrevistas narrativas

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre possíveis aproximações entre memória, formação e profissionalização, para discutir percursos pessoais e coletivos de educadores, com vistas a destacar um corpo de saberes experienciado pelos professores e um sistema normativo de controle do magistério, no campo educacional baiano. Discute como imprimiram marcas no tocante à história da profissão docente, a partir da discussão teórica sobre entrevistas narrativas realizadas com educadores baianos que exerceram fortes influências no cenário educacional da Bahia entre os anos 1940 e 1980 e ainda exercem, atualmente, um ‘ofício’ profissional. O eixo central deste trabalho consiste em discutir questões concernentes à história da profissão e da profissionalização docente, no país, e a aspectos teórico-metodológicos das entrevistas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Plizeu Clementino de Souza possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989) , graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig (1991) , mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Professor Adjunto do Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig, Coordenador do Gt 13 - Educação Fundamental do Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, Membro de corpo editorial do Educação em Questão, Membro de corpo editorial do Educação Unisinos e Membro de corpo editorial da Revista Reciprocités. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial de professores, Narrativas de formação, estágio supervisioado. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Downloads

Como Citar

de Souza, E. C. (2011). Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8707