Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

formação, abordagem (auto)biográfica, aprendizagem experiencial, processos identitários

Resumo

O presente artigo focaliza a análise do conceito de formação no contexto da abordagem (auto)bio- gráfica. Observa-se que, no campo educativo, para além da contribuição nos processos de investigação, a especificidade da referida perspectiva coloca-se, nomeadamente, por seu potencial formador. Busca-se, assim, ao longo do texto, trazer reflexões sobre sentidos da formação, inicialmente destacando o conceito por meio da revisão de literatura e, a seguir, tematizando as articulações possíveis quanto à aprendizagem experiencial e aos processos identitários, que, de forma recorrente, interrelacionam-se à formação, na literatura estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem vários trabalhos publicados em capítulos de livro, periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais sobre formação docente, histórias de vida de professores/as, memória e história das escolas. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História das Escolas de São Gonçalo (UERJ), faz parte do Grupo de Pesquisa ALEPH - Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensino e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora Portugal (CIEP UE).

Downloads

Como Citar

Bragança, I. F. de S. (2011). Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8700