Currículo para a educação de primeira infância

Indicativos de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37021

Palavras-chave:

políticas curriculares, currículo, educação de infância, internacionalização

Resumo

O texto interroga as indicações das políticas educativas globais, protagonizadas pelos organismos internacionais, de formalização de currículos nacionais para crianças cada vez mais jovens. Aborda alguns dispositivos pelos quais essas indicações têm sido incorporadas nos textos curriculares e em demais ações na educação de primeira infância no Brasil. Tem como objetivo analisar se as reformas curriculares em curso no país estão mais inclinadas ao acolhimento da racionalidade neoliberal centrada em mudanças no campo da economia e no mercado global (internacionalização) ou nas especificidades sociais e culturais da primeira infância. Caracterizado como estudo exploratório, envolve pesquisa de documentos coletados em ambientes e repositórios digitais nacionais e internacionais diversos. O tratamento analítico considera a permeabilidade das políticas curriculares do sistema educacional brasileiro ao movimento global de internacionalização do currículo com forte inclinação à escolarização precoce na educação de primeira infância.

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas (ICCP), em Havana, Cuba (Revalidação no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]); doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Pós-doutoramento na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no mesmo Centro. Líder do grupo de pesquisa ITINERA e do Grupo de Estudos em Educação Integral de SC (GEEI.SC). Participa da Rede Brasileira Cidades que educam e Escolas socialmente justas, do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina e do Observatório Nacional de Educação Integral.

Zenilde Durli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. pós-doutoramento na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Professora Associada do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Professora aposentada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CED/UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa ITINERA na mesma instituição.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Thiesen, J. da S., & Durli, Z. (2022). Currículo para a educação de primeira infância: Indicativos de internacionalização. Educação, 45(1), e37021. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37021

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