Instrumento de pesquisa para prevenção da evasão nas instituições de ensino superior à distância

Metodologia de construção

Palavras-chave: metodologia, instrumento, evasão, educação superior, educação à distância

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar as etapas de construção do instrumento de pesquisa para prevenção da evasão, nas instituições de ensino superior à distância. O instrumento foi construído com a finalidade de coletar informações sobre o apoio acadêmico, recebido pelos estudantes, às mudanças nas circunstâncias da vida do estudante durante o processo de formação, aspectos motivacionais, experiência de aprendizagem em geral e características individuais. No estudo foi adotada uma abordagem quantitativa, com base em estudos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram 83,3% de concordância entre os juízes para os constructos da motivação, apoio (tutor, familiar e financeiro) e 100% de concordância para os constructos sexo, idade, educação anterior e situação de trabalho. Esses dados podem ser úteis aos pesquisadores e estudiosos para o alinhamento do foco e do objetivo de seus estudos.

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Biografia do Autor

Oberdan Santos da Costa, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal. Possui mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Portugal. MBA Executivo em Gestão Empresarial pelas Faculdades de Ciências Gerenciais da Bahia. Especialização em Formação de Consultores Organizacionais (FCO) pelo ISAN-FGV. Especialização em gestão empresarial pelo ISAN-FGV.

Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

Luis Simoes da Cunha, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal.

Professor auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

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Publicado
2021-09-16
Como Citar
da Costa, O. S., Gouveia, L. B. ., & da Cunha, L. S. (2021). Instrumento de pesquisa para prevenção da evasão nas instituições de ensino superior à distância: Metodologia de construção. Educação, 44(2), e34601. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34601
Seção
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