Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo

Autores

  • Deloize Lorenzet Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946

Palavras-chave:

Supervisor escolar. Orientador educacional. Pedagogo técnico-administrativo. Equipe pedagógica.

Resumo

Este artigo dialoga acerca das atribuições da equipe pedagógica formada por diferentes profissionais, como o supervisor, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo em instituições de educação profissional dedicadas à formação do trabalhador, mais especificamente envolvendo o estudo de caso de um instituto federal. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, destaca-se a relevância destes profissionais licenciados em Pedagogia, em atuações específicas, e a importância desses grupos partilharem seu trabalho em equipe, pois possuem o propósito de assessorar o trabalho docente, e propiciar ao educando ensino e aprendizagem de qualidade, com projetos educacionais adequados ao desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Deloize Lorenzet, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestra em Educação (UPF), Doutoranda em Educação (UFRGS).

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Filósofo, Mestre em Filosofia (PUCRS), Doutor em Educação (UFRGS).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lorenzet, D., & Zitkoski, J. J. (2017). Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Educação, 40(3), 459–468. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946