A docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensino

Autores

  • Maiane Liana Hatschbach Ourique Universidade Federal do Pampa
  • Eliana Regina Fritzen Pedroso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19980

Palavras-chave:

Docência. Saberes. Formação. Testemunho. Pós-traumático.

Resumo

O trabalho busca investigar como o processo formativo da docência percebe os saberes necessários à educação em um século pós-traumático. Tendo em vista a necessidade formativa de compreender de maneira crítica o valor do pertencimento ao mundo e a constituição dessa historicidade, própria do humano, o trabalho evidencia a ideia de saber com sua potência epistêmica, ética e estética. Em uma perspectiva metodológica hermenêutica e reconstrutiva, a investigação repercute a noção de que o saber tem a função de “vincular o homem ao mundo”. Por isso, ao evocar a memória e a alteridade para aproximar-se dos acontecimentos, os saberes da docência também são afetados pelos eventos catastróficos e pelas tragédias que cingiram a história da humanidade. Assim, o saber do testemunho passa a constituir uma ponte interessante para uma educação que valoriza a pluralidade a partir da conciliação entre o passado e o presente.

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Biografia do Autor

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal do Pampa

Mestre e doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS/BR,

Eliana Regina Fritzen Pedroso, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS/BR

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Ourique, M. L. H., & Pedroso, E. R. F. (2016). A docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensino. Educação, 39(2), 202–210. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19980

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