O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores

Autores

  • Greice Scremin Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.18843

Palavras-chave:

Formação docente. Licenciaturas. Interpretação Complexa. Tecido Complexo Formativo Docente.

Resumo

Este trabalho apresenta o Tecido Complexo Formativo Docente, constituído a partir de Interpretação Complexa (IC). Os resultados apresentados são decorrentes de uma tese de doutorado sobre as repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos nos cursos de licenciatura. O estudo teve a base teórico-epistêmica da Teoria da Complexidade e se deu por meio de uma metodologia qualitativa, em que foi construído um tipo distinto de interpretação (IC) que pode contribuir em outros estudos na área. Os instrumentos de coleta de informações foram análise de documentos e entrevistas narrativas com docentes de licenciaturas. Este estudo possibilitou a elaboração do constructo Tecido Complexo Formativo Docente, constituído por três Redes Complexas (Específica da área, Formativa Docente e Operativa Formativa) que evidenciam a necessidade de que a formação docente seja compreendida em sua complexidade e atue na religação dos saberes.

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Biografia do Autor

Greice Scremin, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pelo PPGE/UFSM Professora Adjunta do Centro Universitário Franciscano

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, professora colaboradora no PPGE/UFSM Professora Adjunta no Centro Universitário Franciscano

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Scremin, G., & Isaia, S. M. de A. (2016). O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação, 38(3), 445–455. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.18843

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