Linguagem, instituição e educação: contributos merleau-pontyanos

  • Luíz António Umbelino Universidade de Coimbra
Palavras-chave: educação, instituição, Merleau-Ponty

Resumo

O presente texto tem como objectivo meditar sobre a dificuldade de fazer “reformas” de sucesso no contexto da educação. Seguiremos uma pista de investigação precisa que descobrimos na reflexão de Merleau-Ponty sobre o conceito de “instituição”: sustentaremos que tal reflexão se poderá aplicar com proveito à compreensão do modo como podemos – e devemos – enfrentar as necessidades de mudança que a Escola não pode deixar de suscitar.

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Biografia do Autor

Luíz António Umbelino, Universidade de Coimbra
Doutor em Letras (Filosofia Moderna e Contemporânea) pela Faculdade de Coimbra (Coimbra, Portugal) e Professor Auxiliar da Faculdade de Letras no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Umbelino, L. A. (2012). Linguagem, instituição e educação: contributos merleau-pontyanos. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12292