Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico

Autores

  • Célia Regina Delácio Fernandes UFGD
  • Maisa Barbosa da Silva Cordeiro UFGD

Palavras-chave:

políticas públicas, PNBE, critérios de avaliação e seleção

Resumo

Este artigo apresenta um estudo das mudanças nos critérios utilizados na escolha de obras literárias durante o processo de avaliação e seleção ao longo da existência do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com esse propósito, o trabalho se detém nos anexos dos editais em que constam os critérios de avaliação e seleção. Para tanto, este estudo divide-se em duas partes. Na primeira, são abordados os critérios seletivos das obras de 1998 até o ano de 2004, devido ao término, neste ano, do projeto Literatura em minha casa. Posteriormente, são discutidos os critérios de avaliação e seleção apresentados nos editais de 2005 a 2012, período em que as obras foram compradas para compor os acervos das bibliotecas escolares.

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Biografia do Autor

Célia Regina Delácio Fernandes, UFGD

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em TEORIA e HISTÓRIA LITERÁRIA pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da leitura, formação de leitores, letramento literário, literatura infantojuvenil, representações de leitura e de escola na literatura brasileira e políticas públicas de leitura. Participou da elaboração das Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL (2006-2008), e coordenou o Programa Pró-Letramento no Estado de Mato Grosso do Sul (2008-2009). É coordenadora do PROLER - Comitê Dourados-MS.

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, UFGD

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010). Atualmente, desenvolve a pesquisa "Impacto e utilização dos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola: um estudo de caso em Dourados/MS", junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da FACALE/UFGD.

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Fernandes, C. R. D., & Cordeiro, M. B. da S. (2012). Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/11749

Edição

Seção

Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores