A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX

  • Eduardo Arriada UFPel
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara UFPel
Palavras-chave: aquisição da escrita, história da educação, cultura material escolar

Resumo

O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Arriada, UFPel
Possui graduação em Historia pela Universidade Católica de Pelotas (1986), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, joão simões lopes neto, literatura regional, educação, império, século xix, educação e memória.
Elomar Antonio Callegaro Tambara, UFPel
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS, Brasil) e Professor da Universidade Federal de Pelotas (RS, Brasil).
Como Citar
Arriada, E., & Tambara, E. A. C. (2012). A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX. Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/10352
Seção
Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação