La historia material e inmaterial de la escuela: memoria, patrimonio y educación
Palavras-chave:
memoria, patrimonio educativo, cultura material de la escuela, cultura escolar, museos pedagógicosResumo
El análisis de la cultura material de las instituciones educativas constituye un campo historiográfico en auge. Asimismo, la creación de museos y sociedades interesadas por la conservación y el estudio del patrimonio educativo ha experimentado un crecimiento notable en las dos últimas décadas. En este texto se ofrece, primero, una síntesis de dicho auge. Después, se expone la variedad de usos posibles del patrimonio educativo y se tratan algunas cuestiones metodológicas que plantea su estudio. Por último, se efectúan algunas reflexiones sobre la memoria y el patrimonio histórico en la era de la cultura electrónica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Frago, A. V. (2012). La historia material e inmaterial de la escuela: memoria, patrimonio y educación. Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/10351
Edição
Seção
Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.