Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX)

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

livros escolares, cultura material escolar, museu da escola catarinense, história da leitura

Resumo

Este estudo pretende analisar a presença leitora em livros que compõem o acervo, já catalogado, do Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, Santa Catarina. O trabalho trata de repertoriar o acervo e evidenciar rastros de práticas leitoras caracterizados pelos objetos-relíquia que foram guardados em seu interior; pelas anotações feitas em suas margens; pelas dedicatórias deixadas em suas páginas, usos que sinalizam para uma história cultural da educação pela via dos livros e seus leitores. Conhecer mais sobre os livros escolares abre possibilidades para futuras pesquisas sobre a cultura material escolar em interface com a história cultural da leitura, o que permite apontar temas e significações capazes de contribuir para o conhecimento de uma determinada fração da sociedade escolarizada, no momento em que o Estado fez da leitura um saber escolar e deu à escola a responsabilidade de formar leitores e leitoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973),Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995). Professora associada 4 , lotada no Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, desde 1999 e docente dos PPG/Educação e PPG/ História da UDESC.Professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em História (UFSC/1974-1998). Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE (2000), ALB (!999), IHG/SC(1983), ASPHE/RS (2004 e da Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009).Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Perspectiva (UFSC)Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), Esboços (UFSC) , Montagem (Centro Universitário Moura Lacerda/Rib.Preto/SP), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS) , História Agora/ UDESC, Revista MAriasepedros (UFAM/AM) e Revista Conjectura/ UCS/RS. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História Cultural, História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Memória, Acervos Pessoais, Patrimônio Cultural e Gênero.Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - Out. 2011.

Downloads

Como Citar

Santos Cunha, M. T. (2012). Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX). Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/10347

Edição

Seção

Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação