Perspectivas do consumo sustentável: uma análise da relação entre práticas domésticas cotidianas e sustentabilidade

Autores/as

  • Marcelo Jacques Fonseca Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Renan Strassburger Kuwer Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Consumo Sustentável. Sustentabilidade. Cultura de Consumo. Práticas de Consumo.

Resumen

A partir da análise das práticas diárias com as quais as pessoas mais se engajam de forma rotineira, este estudo busca compreender quando e onde acontece o consumo sustentável e quais são seus motivadores e inibidores. Seguindo a abordagem interpretativa e combinando diferentes técnicas qualitativas junto a famílias da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, esta pesquisa aponta que (a) as pessoas não associam suas atividades diárias com impacto ambiental, (b) o consumo sustentável está relacionado com perdas de bem-estar e (c) que as motivações encontradas para a sustentabilidade estão vinculadas ao benefício próprio.

Citas

CAMIC, C. The Matter of Habit. The American Journal of Sociology, v. 91, n. 5, p. 1039-1087, Mar. 1986.

CAMPBELL, C. Detraditionalization, character and the limits of agency. In: HEELAS, P.; LASH, S.; MORRIS, P. Detraditionalization. Critical reflections on authority and identity. Oxford: Blackwell, 1996.

CCMAD. Nosso futuro comum. Nova York: ONU, 1987.

DOBSCHA, S.; PROTHERO, A.; MCDONAGH, P. (Re) thinking distribution strategy: principles from sustainability. In: PENALOZA, L.; TOULOUSE, N.; VISCONTI, L. (Eds.). Marketing management: a cultural perspective. Ed. Routledge. 2012. p. 461-473.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. Londres: Earthscan, 2008.

GIDDENS, A. The politics of climate change. Polity Network, Cambridge, Sept. 2008.

GRONOW, J.; WARDE, A. Ordinary consumption. Londres: Routledge, 2001.

HONKASALO, A. Perspectives on Finland’s sustainable consumption and production policy. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 19, n. 16, p. 1901-1905, Nov. 2011.

HUME, D. Investigação acêrca do entendimento humano. São Paulo: Nacional, 1972.

ILMONEN, K. Sociology, consumption and routine. In: GRONOW, J.; WARDE A. Ordinary consumption. Londres: Routledge, 2001.

KEMP, R. Evolutionary approaches for sustainable innovation policies: From niche to paradigm. Research Policy, Elsevier, v. 38, n. 4, p. 668 680, May 2009.

LEVY, S. J. Symbols for sale. Harvard Business Review, v. 37, p. 117 124, July/Aug. 1959.

MCCRACKEN, G. D. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MICKWITZ, P.; HILDÉN, M.; SEPPÄLÄ, J.; MELANEN, M. Sustainability through system transformation: lessons from Finnish efforts. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 19, n. 16, p. 1779-1787, Nov. 2011.

NIINIMÄKI, K.; HASSI, L. Emerging design strategies in sustainable production and consumption of textiles and clothing. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 19, n. 16, p. 1876-1883, Nov. 2011.

PERRELS, A. Wavering between radical and realistic sustainable consumption policies: in search for the best feasible trajectories. Journal of Cleaner Production, v. 16, n. 11, p. 1203-1217, July 2008.

ROCHA, E. P. G. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. 4. ed. Rio de Janeiro: MAUAD, 1995.

ROCHA, E.; BLAJBERG, C.; OUCHI, C.; BALLVÉ, F.; SOARES, J.; BELLIA, L.; LEITE, M. Cultura e consumo: um roteiro de estudos e pesquisas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçú: Enanpad, 1999.

SEPPÄLÄ, J.; MÄENPÄÄ, I.; KOSKELA, S.; MATTILA, T.; NISSINEN, Ari; KATAJAJUURI, J.-M.; HÄRMÄ, T.; KORHONEN, M.-R.; SAARINEN, M.; VIRTANEN, Y. An assessment of greenhouse gas emissions and material flows caused by the Finnish economy using the ENVIMAT model. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 19, n. 16, p. 1833-1841, Nov. 2011.

SMITH, A.; VOß, J.-P.; GRIN, J. Innovation studies and sustainability transitions: the allure of the multi-level perspective and its challenges. Research Policy, Elsevier, v. 39, p. 435-448, 2010.

WALLENDORF, M.; ARNOULD, E. J. “We Gather Together”: Consumption Rituals of Thanksgiving Day. Journal of Counsumer Research, v. 18, p. 13-31, June 1991.

Publicado

2015-07-15

Número

Sección

Artigos