Teoria da crença no mundo justo e socialização legal

Perspectivas em estudos sobre crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43012

Palavras-chave:

Socialização legal, Crença no mundo justo, Legitimidade, Autoridade, Crianças e adolescentes

Resumo

No presente artigo, apresentamos um panorama acerca da teoria da crença no mundo justo e da socialização legal, objetivando expor uma visão geral das perspectivas de estudos e suas aproximações para compreender como crianças e adolescentes legitimam as autoridades e dão sentido ao cumprimento das regras a partir da crença na justiça. O artigo apresenta uma análise da literatura dividida em três eixos: exposição da socialização legal como campo de pesquisa que investiga a internalização de normas e regras sociais, a formação de confi ança nas autoridades e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos em relação às leis; apresentação da teoria da crença no mundo justo, cujo intuito consiste em identificar os mecanismos pelos quais os indivíduos elaboram as noções de justiça; e discussão sobre como as percepções da justiça podem influenciar as relações das crianças com as autoridades e mobilizar diferentes atitudes diante de normas e leis. Com base nas evidências apresentadas, concluímos que uma elevada crença no mundo justo aumenta o nível de cooperação com as autoridades, uma vez que os indivíduos são motivados pelas expectativas de tratamentos justos e de esforços recompensados.

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Biografia do Autor

Kendra J. Thomas, Hope College (HC), Holland, MI, Estados Unidos.

Doutora em Psicologia Educacional com especialização em Psicologia do Desenvolvimento pela Ball State University, em Muncie, IN, EUA. Professora de Psicologia do Hope College (HC), em Holland, MI, Estados Unidos.

Aline Morais Mizutani Gomes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). Professora de Psicologia da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo, SP, Brasil.

Herbert Rodrigues, Missouri State University (MSU), Springfield, MO, Estados Unidos.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor de Sociologia da Missouri State University (MSU), em Springfield, MO, Estados Unidos.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

Thomas, K. J., Gomes, A. M. M., & Rodrigues, H. (2023). Teoria da crença no mundo justo e socialização legal: Perspectivas em estudos sobre crianças e adolescentes. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e43012. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43012

Edição

Seção

Artigos