Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

Os arquivos encaminhados para a submissão estão em formato aberto de texto.

O texto contém título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico (inglês, português e espanhol). Se houver texto escrito originalmente em outra língua estrangeira, deve conter títulos, resumos e palavras-chave em Português e nas línguas da interface da revista. Resumos podem ter até 1.000 caracteres e neles são sintetizados os propósitos, métodos e conclusões do trabalho. Palavras-chave podem ser entre três e cinco, separadas por ponto e com a primeira inicial em letra maiúscula. Textos podem ter um total de até 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver). Exige-se "doutorado" ou "doutorado em andamento" como titulação necessária para a submissão. Nos casos de coautoria essa condição deve ser atendida por todos autores.

Figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.

As informações bibliográficas estão corretas e de acordo com a norma Chicago, 17ª edição, adotada pelo periódico. www.chicagomanualofstyle.org. Chicago - Regras Gerais

A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para as Ciências Sociais e a linha temática da Revista. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas. Em 2018 transcorreram em média 171 dias entre a submissão e a aprovação final dos artigos. Para mais detalhes, veja também o item específico sobre o processo de avaliação por pares.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, deve seguir os termos da licença do artigo. Autores podem republicar a versão final de seus textos sem embargo em suas páginas pessoais.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.

Civitas aceita para publicação artigos inéditos em Ciências Sociais que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área, e que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Resenhas são aceitas quando relacionadas ao dossiê temático da respectiva edição.  As resenhas não devem exceder  15 mil caracteres (com espaços). 

O autor informa, junto com sua identificação, a fonte de financiamento da pesquisa e potenciais conflitos de interesses.

Antes de submeter o artigo, o autor deve ter lido com atenção o tópico "princípios de ética e boas práticas em publicação acadêmica", em que são abordadas as diretrizes e condutas adotadas por Civitas sobre autoria, ineditismo, originalidade, correção de erros, retratações, sigilo, conflitos de interesses e ética em pesquisa com seres humanos. Somente são considerados para avaliação os artigos que seguirem todas as diretrizes éticas, assim como as orientações sobre a forma, apresentadas nos tópicos a seguir.

Os trabalhos são enviados anonimizados, em texto corrido e sem o uso de recursos sofisticados de formatação.

Civitas aceita dois modos de submissão: para núcleos temáticos específicos, dentro de prazos previamente definidos, ou como texto avulso. Sobre os textos para núcleos temáticos é decidido em bloco, em comum acordo com os editores convidados, após o término do prazo de submissão; textos avulsos são avaliados em fluxo contínuo e a aprovação fica condicionada à perspectiva concreta de publicação.

Formatação

Destaques no interior do texto são em itálico. As notas, quando indispensáveis, são de rodapé, curtas e substantivas, numeradas sequencialmente e sem formatação específica.

Citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, em fonte menor. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas.

Gráficos, figuras e tabelas são enviados em arquivos separados (no passo 4 do processo de submissão, "Transferência de documentos suplementares"). As imagens devem estar em arquivo PNG ou JPEG de alta definição, mas sem exceder 1,5 megabytes, e podem ser coloridas. No layout final os elementos gráficos não poderão ultrapassar as dimensões da página da revista (16,5 x 11,5 cm). A numeração sequencial e o título, bem como a fonte dos dados, vêm inseridos no texto como lugares-tenentes.

As notas de referências são inseridas no texto, seguindo o seguinte padrão: (Autor ano, xx) ou (Autor1 ano, xx; Autor2 ano, xx). Havendo mais de uma obra do mesmo autor num ano, este vem acompanhado de uma letra sequencial do alfabeto. Exemplo: (Autor 1998a; 1998b).

As referências são apresentadas no final do trabalho, listadas em ordem alfabética e sem numeração, segundo o estilo Chicago, 17ª edição.

Toda a literatura deve ser submetida à verificação da existência de DOI em: www.crossref.org/SimpleTextQuery

Os arquivos para submissão estão em formato aberto de texto, preferencialmente Word.

O texto está em formato corrido, sem o uso de recursos sofisticados de formatação e emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); figuras e tabelas têm seu lugar indicado no texto e são enviados em arquivo à parte, com identificação de programa e versão

Declaração de coautoria

Havendo mais de um autor, os editores serão informados, através de documento suplementar, qual a contribuição que cada um deu ao texto, da pesquisa à redação final. São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Quando um texto submetido tiver mais de um autor, cada participante deve preencher uma declaração contendo:

  • identificação do texto: título do texto; nome dos coautores;
  • identificação do coautor: nome, nacionalidade, documento de identidade, endereço completo;
  • descrição da participação específica em: 1) concepção e desenho da pesquisa; 2) coleta e processamento dos dados; 3) análise e interpretação dos dados; 4) detalhamento de sua colaboração na elaboração do texto final.
  • declaração de que aprova a versão final e assume a corresponsabilidade ética e acadêmica pela integralidade do seu conteúdo;
  • local, data e assinatura.

Este documento deve ser anexado, em formato PDF, como documento suplementar, deixando desmarcada a opção “Habilitar documento aos avaliadores”. A Comissão Editorial da Civitas se reserva o direito de aceitar ou não a condição de coautor para os respectivos participantes assim declarados.

Gênero e sexualidade: entre a explosão do pluralismo e os embates da normalização

As questões de gênero e sexualidade vêm experimentando um deslocamento que as tornam centrais na luta democrática brasileira. De um debate que parecia dizer respeito apenas a minorias, temos hoje um cenário em que gênero e sexualidade se conjugam com os direitos humanos e a luta pela democracia. As categorias gênero e sexualidade ganharam a arena política mais geral. O tema do dossiê está na conexão gênero, sexualidade, direitos e pluralismo democrático. Temos uma multiplicidade de manifestações neste campo (ampliação dos direitos das identidades de gênero e sexualidade, novos arranjos familiares, experimentações e visibilidade de trajetórias para viver gênero e sexualidade, legislação de nome social, despatologização de travestis e transexuais, conquistas de reconhecimento, proposições de políticas públicas em gênero e sexualidade, legislação acerca da chamada violência de gênero), bem como uma série de iniciativas de possíveis restrições ao pluralismo (tramitação do estatuto da família, movimento intitulado contra a ideologia de gênero, ecos de temas de gênero e sexualidade em proposições como a da escola sem partido e em alterações da lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como legislações previdenciárias e de atenção à saúde). O campo de enfrentamento político cruza armas principalmente entre três instituições: as famílias, as organizações religiosas e a escola pública, que disputam entre si o governo de crianças e jovens. Mas também os dispositivos midiáticos, o discurso biomédico e da saúde, o direito, as ciências psi ingressam no debate, seja para propor ampliação de direitos e possibilidades de viver gênero e sexualidade, seja para restringir seu escopo. Contemplando este amplo leque de temas este dossiê espera receber artigos vindos das ciências sociais e humanas e contribuir para iluminar as muitas faces do pluralismo e das forças de normalização relacionados a gênero e sexualidade.

Documento

A revista aceita textos extremamente relevantes para o desenvolvimento da área que serão selecionados depois de prévia anuência dos editores. Eventualmente aceitam-se entrevistas ou textos traduzidos de pessoas com referência histórica nas ciências sociais.

Características da Seção:

  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.
  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Artigos

Esta seção é aberta e recebe textos inéditos e originais que podem ser submetidos em qualquer período. O tema dos artigos deve corresponder ao escopo das Ciências Sociais e não devem estar submetidos a outra revista. A sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Resenha

A revista aceita resenhas críticas na qual defende-se um ponto de vista e apresenta-se argumentos. A resenha não deve ser de obra individual e precisa conter referências externas às próprias obras comentadas. A resenha será selecionada após prévia anuência dos editores.

Características da Seção:

  • Máximo de 20.000 caracteres, incluídos os espaços.
  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Estratificação no século 21: desigualdades de oportunidades e trajetórias

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Ciganos no Brasil: relações entre continuidade, mudança e diferença

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

A infância urbana nas Ciências Sociais: problemáticas e desafios metodológicos

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.