Sobre o tratamento dado às fronteiras profissionais na assistência aos jovens Uma análise empírica de discussões em grupo

Autores

  • Birgit Bütow Universidade de Salzburg
  • Eva Gries Universidade de Marburg

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16526

Palavras-chave:

Tratamento de fronteiras. Competências e especialidades da Pedagogia Social. Serviço Social. Cooperação interdisciplinar. Método documental.

Resumo

O texto contém resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que examina os processos de legitimação das competências da Pedagogia Social exemplarmente na interface entre a assistência social a crianças e jovens (KJH) e a assistência psiquiátrica a crianças e jovens (KJP) no contexto alemão. A questão central é como a competência profissional da Pedagogia Social e seu conhecimento especializado se articulam, constituem e afirmam. Zonas de tensão e de cooperação são os pontos de referência escolhidos neste contexto e que tomamos como motivo para reconstituir processos e modos de tratamento das fonteiras profissionais. A categoria “tratamento de fronteira”, desenvolvida por Susanne Maurer e Fabian Kessl, nos serve como base metodológica. No texto, depois de uma breve inserção teórica, esboçamos, com base em dois exemplos de discussões em grupo, como se constitui a cooperação como processos de tratamento de fronteira. Por fim, esses resultados são discutidos no contexto da pesquisa sobre a profissão da Pedagogia Social.

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Biografia do Autor

Birgit Bütow, Universidade de Salzburg

Birgit Bütow é socióloga e assistente social, livre-docente em Pedagogia Social pela Universidade Técnica de Dresden, professora titular na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Salzburg (Áustria)

Eva Gries, Universidade de Marburg

Eva-Maria Gries é professora assistente e pesquisadora na Universidade de Marburg (Alemanha)

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Bütow, B., & Gries, E. (2014). Sobre o tratamento dado às fronteiras profissionais na assistência aos jovens Uma análise empírica de discussões em grupo. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(3), e15-e34. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16526