States of mutation: Re-configurations of modern state, business, and media

Autores/as

  • Laura L. Ortiz-Negrón

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5540

Palabras clave:

Estado moderno, Mídia, Empresas, Parcerias, Responsabilidade social

Resumen

O artigo analisa as transformações e novas configurações entre estado, empresas e mídia em Porto Rico. As demarcações tradicionais entre essas três esferas encontram-se em transformação, assim como suas redes sócio-políticas correspondentes, expondo novos cenários públicos e privados. O estado realizou um “enxugamento” mediante “parcerias” com empresas privadas e organizações não-governamentais. Simultaneamente, as empresas assumiram um discurso de “responsabilidade social”, participando em projetos conjuntos com agências locais do estado e ONGs. O envolvimento crescente da mídia em temas sociais, em alguns momentos próximo da independência em relação às diretrizes estabelecidas pelo estado, em outros em parceria direta com o estado, é um aspecto importante da sociedade midiática. Argumenta-se que a crescente metamorfose das mídias em parceria com outras iniciativas privadas constitui-se entidades que assumem papéis exercidos anteriormente exclusivamente pelo estado, assim como uma transformação concomitante do estado, resultando aparentemente em uma entidade midiática-governamental. Os novos realinhamentos dessas esferas ensejam redes estruturais que reconfiguram o mundo social e público. Neste sentido, podemos identificar transformações sociais contemporâneas, exigindo novas conceitualizações e análises, resultando de uma configuração social emergente com formas sócio-políticas e culturais fluídas. Palavras-chave: Estado moderno; Mídia; Empresas; Parcerias; Responsabilidade social

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Publicado

2009-10-20

Cómo citar

Ortiz-Negrón, L. L. (2009). States of mutation: Re-configurations of modern state, business, and media. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 9(1), 9–18. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5540