A infância urbana nas ciências sociais

Problemáticas e desafios metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43974

Palavras-chave:

Estudos da infância, Estudos urbanos, Ciências sociais

Resumo

Este texto apresenta o dossiê “A infância Urbana nas ciências sociais: problemáticas e desafios metodológicos”. Seu objetivo é situar as principais questões que caracterizam os estudos das relações entre a infância e a cidade. Em uma primeira parte, indicamos como os estudos urbanos (Seixas 2003; Harvey 2008; Fernandez Martorell 2009) e os estudos da infância (Balagopalan 2019; Castro Seixas 2021; Sarmento 2018) assumem interfaces na análise de temáticas como: o direito à cidade pelas crianças; apropriação do espaço e participação infantil na cidade; desigualdades socioterritoriais e infância; e as crianças como atores políticos na cidade. Na segunda parte, sugerimos uma breve sistematização dos textos, em diálogo com pesquisadores portugueses, espanhóis, brasileiros, argentinos e ingleses colocando em evidência a interdisciplinaridade e a denúncia. Busca-se, com este trabalho, colaborar nos debates contemporâneos sobre as múltiplas infâncias urbanas que se constroem nos diferentes espaços da cidade e nas diferentes cidades do mundo evidenciando desafios metodológicos e epistemológicos e éticos. 

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Biografia do Autor

Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, Brasil. Professor associado na Faculdade de Educação na mesma instituição. 

Eunice Castro Seixas, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius) - Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg), Lisboa, Portugal.

Doutora em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC), em Coimbra, Portugal. Investigadora no Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius), do Centro de Investigação em Ciências Sociais e de Gestão (CSG) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg), na Universidade de Lisboa (ULisboa), em Lisboa, Portugal.

Paulo Castro Seixas, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal.

Doutor em Antropologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, (ULisboa), em Lisboa, Portugal. 

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Publicado

2023-01-09

Como Citar

Carvalho, L. D., Seixas, E. C., & Seixas, P. C. (2023). A infância urbana nas ciências sociais: Problemáticas e desafios metodológicos. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e43974. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43974

Edição

Seção

A infância urbana nas Ciências Sociais: problemáticas e desafios metodológicos