O que é narrativa?

Autores/as

  • Corinne Squire University of East London

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17148

Palabras clave:

Narrativa. Particularidade. Exceção.

Resumen

Este artigo discute a definição e contornos da “narrativa”. Inicialmente, ao se concentrar nos movimentos ou sucessões de signos narrativos e construção de sentidos, defende-se o descentramento da temporalidade e o reconhecimento de “narrativa” em imagens fotográficas, por exemplo. Em segundo lugar, considerando as particularidades das narrativas, o artigo discute como a pesquisa narrativa pode permitir transferibilidade e heurística, mais que generalização e preditibilidade. No caso de extrema particularidade de narrativas excepcionais, argumenta-se que estas operam como interruptores importantes de teorias existentes e propõe-se considerar fenômenos que não foram ainda considerados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Corinne Squire, University of East London

Doutora pela Exeter University (Devon, Reino Unido), professora de Ciências Sociais e co-diretora do Centre for Narrative Research na University of East London, no Reino Unido.

Citas

BARTHES, R. Camera lucida. New York: Vintage Classics, 2009.

BRUNER, J. Culture and human development: a new look. Human Development,

v. 33, p. 344-355, 1990.

BUTLER, J. Giving an account of oneself. New York: Fordham University Press, 2005.

CORNELL, D. Derrida: the gift of the future. Differences, v. 16, n. 3, p. 68-75, 2005.

COWEN, T. Be suspicious of stories. 2009. http://www.ted.com/talks/tyler_cowen_be_suspiciuos_of_stories.html (8 mar. 2012).

CRAIB, I. Narratives as bad faith. In: M. Andrews; S. Sclater; C. Squire; A. Treacher (Orgs.). Uses of narrative. New Brunswick: Transaction, 2004.

DE WAAL, A. Aids and power. London: Zed Books, 2006.

DERRIDA, J. Truth in painting. Chicago: Chicago University Press, 1987.

FRIED, M. Forward. In: D. Lessing. Laocoan. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2012.

FROSH, S. After words. London: Palgrave, 2002.

HYVÄRINEN, M.; HYDÉN, L. C.; SAARENHEIMO, M.; TAMBOUKOU, M. (Orgs.). Beyond narrative coherence. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2010.

KRAUSS, R. Cindy Sherman’s gravity: a critical fable. Artforum International, v. 32, n. 1, p. 163-166, 1993.

KRISTEVA, J. Powers of horror. New York: Columbia University Press, 1984.

LINCOLN, A.; GUBA, E. Naturalistic inquiry. Newbury Park: Sage Publications, 1985.

MacGREGOR, N. A history of the world in 100 objects. London: Allen Lane, 2011.

McADAMS, D. The redemptive self. New York: OUP USA, 2006.

MISHLER, E. Craftartists. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

MITCHELL, W. Iconology. Chicago: Chicago University Press, 1987.

MULVEY, L. Death 24 X a second. London: Reaktion Books, 2006.

NGUYEN, V.-K. The republic of therapy. Chapel Hill: Duke University Press, 2010.

NUSSBAUM, M. Victims and agents: what Greek tragedy can teach us about sympathy and responsibility. Boston Review, 20 dez. 1998.

SCHOR, N. Reading in detail. New York: Routledge, 2006.

SPENCE, J. Cultural sniping. London: Routledge, 1995.

SQUIRE, C. Being naturalized, being left behind: the HIV citizen in the era of treatment possibility. Critical Public Health, v. 10, n. 4, p. 401-427, 2010.

Publicado

2014-06-26

Cómo citar

Squire, C. (2014). O que é narrativa?. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 14(2), 272–284. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17148