Religião, educação e economia em Max Weber

Autores/as

  • Juarez Lopes de Carvalho Filho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.17107

Palabras clave:

Educação confucianista. Educação ascética. Cultura capitalista. Conduta de vida.

Resumen

Este artigo propõe relacionar a religião, a educação e a economia em Max Weber. Apesar de não ter escrito uma obra específica sobre a educação, é possível verificar em escritos como Confucionismo e taoísmo um esboço de tipos ideais da educação encontrados em qualquer sistema de formação, que Weber articulava aos tipos de dominação legitima (racional-legal, tradicional, carismática), seja política seja religiosa. Cada tipo de educação desenvolve nos alunos uma cultura, uma conduta de vida, ou as qualidades que convêm a um tipo de dominação político-religiosa. Esses elementos dos tipos ideais de educação articulados a uma cultura religiosa exercem um papel importante na formação de sistemas econômicos, notadamente de uma cultura capitalista. Como Weber demonstrou na Ética protestante e o “espírito” do capitalismo, existe uma real adaptação, de uma educação religiosa (ascética) ao capitalismo e à sua cultura.

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Biografía del autor/a

Juarez Lopes de Carvalho Filho, Universidade Federal do Maranhão

Professor e pesquisador do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com graduação em Filosofia (UECE) mestrado e doutorado em Sciences Sociales et Économiques no Institut Catholiques de Paris (France) e mestrado em Filosofia, na Université de Paris 8 (France). Desenvolve pesquisas em teoria sociologica e sociologia da educação e da cultura.

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Publicado

2014-09-19

Cómo citar

de Carvalho Filho, J. L. (2014). Religião, educação e economia em Max Weber. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 14(3), 540–555. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.17107