Estratégias sociais e educativas para enfrentar a "continuidade pedagógica"
jovens estudantes, desigualdade e apropriações tecnológicas em Villa María, Argentina, durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42269Palavras-chave:
Estratégias sociais, Continuidade pedagógica, Jovens, Covid19, Apropriações tecnológicasResumo
Este artigo analisa a relação entre a configuração da desigualdade social, o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação na educação e sua constituição como recurso mediador para o exercício do direito à educação no contexto local e a crise regional a partir da emergência da pandemia Covid-19.A análise que aqui apresentamos constitui o avanço preliminar sobre os dados qualitativos gerados a partir de estratégias metodológicas alternativas, implantadas no contexto do isolamento social entre outubro e dezembro de 2020 entre agentes escolares jovens e não jovens da cidade de Villa María, Argentina. Pretendemos, assim, intervir nos debates sociológicos numa série de dimensões: a pandemia como fator dinâmico das desigualdades sociais, a validade da exclusão digital e o problema das apropriações tecnológicas, a evolução cotidiana das políticas públicas de gestão da pandemia no território e o repertório de ação dos diferentes agentes sociais para resolver sua reprodução social em um novo contexto.
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Licenciada en Sociología por la Universidad Nacional de Villa María, en Villa María, Argentina. Doctoranda en Ciencias Antropológicas por la Universidad Nacional de Córdoba (UNC), en Córdoba capital, Argentina. Becaria doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), en Buenos Aires, Argentina.
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