Inclusão digital e desempenho escolar no contexto da pandemia

uma análise comparativa entre Brasil e Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42196

Palavras-chave:

Juventude, Escola pública, Desempenho escolar, Pandemia do novo coronavírus, Políticas públicas de inclusão digital

Resumo

Seguindo pistas analíticas da Sociologia, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre políticas públicas de inclusão digital e desempenho escolar. Os dados empíricos que fundamentaram a presente pesquisa foram adquiridos no contexto da Pandemia, causada pelo novo coronavírus. Para tanto, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas em profundidade com professores e adolescentes, todos vinculados às escolas públicas do estado da Paraíba, no Brasil, e do estado de Antioquia, na Colômbia. Entre os resultados alcançados, ganham destaque a necessidade do planejamento estratégico governamental no que tange à inclusão digital; a importância do ensino presencial; e a percepção de professores e estudantes das novas tecnologias digitais como subsidiárias do processo de ensino e aprendizado.

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Biografia do Autor

Jesus Izquierdo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

Maria de Assunção Lima de Paulo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Professora na Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Referências

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Teixeira, Adriano Canabarro. 2010. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Ed. Unijuí.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Izquierdo, J., & Paulo, M. de A. L. de . (2023). Inclusão digital e desempenho escolar no contexto da pandemia: uma análise comparativa entre Brasil e Colômbia. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e42196. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42196

Edição

Seção

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia