Inclusão digital e desempenho escolar no contexto da pandemia
uma análise comparativa entre Brasil e Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42196Palavras-chave:
Juventude, Escola pública, Desempenho escolar, Pandemia do novo coronavírus, Políticas públicas de inclusão digitalResumo
Seguindo pistas analíticas da Sociologia, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre políticas públicas de inclusão digital e desempenho escolar. Os dados empíricos que fundamentaram a presente pesquisa foram adquiridos no contexto da Pandemia, causada pelo novo coronavírus. Para tanto, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas em profundidade com professores e adolescentes, todos vinculados às escolas públicas do estado da Paraíba, no Brasil, e do estado de Antioquia, na Colômbia. Entre os resultados alcançados, ganham destaque a necessidade do planejamento estratégico governamental no que tange à inclusão digital; a importância do ensino presencial; e a percepção de professores e estudantes das novas tecnologias digitais como subsidiárias do processo de ensino e aprendizado.
Downloads
Referências
Dubet, François. 2010. Sociologia de la experiencia. Madrid: Editora Complutense.
Giddens, Anthony. 2002. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Suzman, James. 2021. Trabalho: uma história de como utilizamos o nosso tempo. Coimbra: Desassossego.
Teixeira, Adriano Canabarro. 2010. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Ed. Unijuí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Civitas: revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).