“Os seres humanos são, antes de mais nada, seres ressonantes”

Entrevista com o professor Hartmut Rosa da Universität Jena e diretor da Max-Weber-Kolleg

Palavras-chave: Resonancia., Aceleración social, La teoría crítica, Modernidad tardía, Hartmut Rosa

Resumo

Hartmut Rosa é professor de sociologia na Universidade de Jena e um dos mais originais e prolíficos teóricos sociais críticos de nosso tempo. As conexões entre as preocupações teóricas e substantivas da obra de Rosa, por um lado, e os propósitos analíticos deste número da Civitas dedicado à “sociologia existencial”, por outro, são múltiplas. Os argumentos de Rosa sobre como a aceleração como uma tendência sócio-estrutural da modernidade tardia lança luz sobre dilemas íntimos da autoidentidade individual, por exemplo, certamente poderiam ser interpretados como imaginação sociológica (existencial) no seu melhor. O mesmo vale para a sutileza e engenhosidade de Rosa em capturar os modos humanos de se relacionar com o mundo em sua teoria da ressonância, que apreende o entrelaçamento das dimensões corporal, afetiva, avaliativa e cognitiva de uma maneira que poderia ser considerada “existencial” - de uma forma ampla e o sentido original da palavra, como amplo e original - é também a concepção do elemento “crítico” em sua “teoria crítica” da modernidade tardia. Por estes motivos, é com grande satisfação que incluímos a seguinte entrevista nesta edição da Civitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Silva Corrêa, Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES, Brasil

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professor do programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES, Brasil

Gabriel Peters, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Recife, PE, Brasil. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

João Lucas Tziminadis, Universidade de Erfurt, Erfurt, Thuringia, Alemanha.

Doutorando no programa International Graduate School Resonant Self-World Relations in Ancient and Modern Socio-Religious Practices, Universidade de Erfurt, Erfurt, Thuringia, Alemanha; pesquisador assistente no Centro Max Weber de Estudos Avançados na Universidade de Erfurt, Erfurt, Thuringia, Alemanha.

Referências

Rosa, Hartmut.1998. Identität und kulturelle Praxis. Politische Philosophie nach Charles Taylor. Frankfurt - New York: Campus Verlag.

Rosa, Hartmut.2005. Beschleunigung. Die Veränderung der Zeitstrukturen in der Moderne. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Rosa, Hartmut. 2010. Acceleration and alienation. Towards a critical theory of late-modern temporality. Malmö: NSU Press.

Rosa, Hartmut.2013. Social acceleration. A new theory of modernity. New York: Columbia University Press.

Rosa, Hartmut.2016. Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Rosa, Hartmut. 2018. Résonance. Une sociologie de la relation au monde. Paris: Éditions la Découverte.

Rosa, Hartmut. 2019a. Aceleração. A mudança das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Unesp.

Rosa, Hartmut. 2019b. Resonance. A sociology of our relationship to the world. Cambridge: Polity Press.

Rosa, Hartmut. 2019c. Resonancia. Una sociología de la relación con el mundo. Buenos Aires: Katz Editores.

Rosa, Hartmut.2019d. Unverfügbarkeit. Wien: Residenz Verlag.

Rosa, Hartmut.2020. The uncontrollability of the world. Cambridge: Polity Press.

Publicado
2021-05-04
Como Citar
Corrêa, D. S., Peters, G. ., & Tziminadis, J. L. . (2021). “Os seres humanos são, antes de mais nada, seres ressonantes”: Entrevista com o professor Hartmut Rosa da Universität Jena e diretor da Max-Weber-Kolleg. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 21(1), 120-129. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.1.39974