Condição juvenil, desigualdades de gênero e processos de exclusão nas aulas de educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.37319

Palavras-chave:

Gênero, Desigualdade, Exclusão

Resumo

Apresentamos neste texto os resultados de um estudo que revela as memórias de estudantes nas aulas de Educação Física escolar. Para isso, procuramos discutir como a condição juvenil das estudantes do Ensino Médio e as desigualdades de gênero afetam e conduzem meninas a um processo de exclusão nessas aulas. A investigação foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sessenta estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em seis escolas públicas e seis escolas privadas de Pernambuco. O estudo revela que as experiências das estudantes estão marcadas por um processo de desigualdade de gênero que encontra amparo na ausência da intervenção do(a) professor(a).

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Biografia do Autor

Tarcísio Augusto Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRP), Recife, PE, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil; mestre em Serviço Social pela mesma instituição; professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), Recife, PE, Brasil.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

Silva, T. A. A. da. (2021). Condição juvenil, desigualdades de gênero e processos de exclusão nas aulas de educação física escolar. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 21(2), 344–354. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.37319