Peer instruction e fidget toys
Ferramentas para o ensino de Matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2023.1.43341Palavras-chave:
anos iniciais, ensino de Matemática, metodologias ativasResumo
Este relato busca apresentar uma experiência que aconteceu no ano de 2021, em meio as aulas bimodais, nas aulas de Matemática do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Tal proposta foi baseada no uso da metodologia ativa denominada Peer Instruction, usando como ferramenta os fidget toys (pop-it) trazidos pelas crianças para a escola, de modo a desenvolver a habilidade matemática que envolve a compreensão da organização retangular da multiplicação. Além das teorizações acerca da assertividade da utilização da Peer Instruction com crianças do ensino fundamental I, utilizou-se para a proposta conceitos advindos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe o trabalho envolvendo atividades argumentativas e que, portanto, necessitam do uso de concretudes em um primeiro momento (BRASIL, 2017).
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