Peer instruction e fidget toys

Ferramentas para o ensino de Matemática nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2023.1.43341

Palavras-chave:

anos iniciais, ensino de Matemática, metodologias ativas

Resumo

Este relato busca apresentar uma experiência que aconteceu no ano de 2021, em meio as aulas bimodais, nas aulas de Matemática do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Tal proposta foi baseada no uso da metodologia ativa denominada Peer Instruction, usando como ferramenta os fidget toys (pop-it) trazidos pelas crianças para a escola, de modo a desenvolver a habilidade matemática que envolve a compreensão da organização retangular da multiplicação. Além das teorizações acerca da assertividade da utilização da Peer Instruction com crianças do ensino fundamental I, utilizou-se para a proposta conceitos advindos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe o trabalho envolvendo atividades argumentativas e que, portanto, necessitam do uso de concretudes em um primeiro momento (BRASIL, 2017). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Longo, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC: SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_sitepdf. Acesso em: 4 jun. 2022.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MOURA, Bruna Ligabo de. Aplicação do Peer Instruction no ensino de matemática para alunos de quinto ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21112017-141058/pt-br.php. Acesso em: 10 dez. 2021.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica/União Marista do Brasil. Brasília: União Marista do Brasil, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes curriculares de educação Básica do Brasil Marista: área de matemática e suas tecnologias. 3. ed. Curitiba: PUCPRESS, 2019.

POP-IT: especialistas explicam benefícios e cuidados necessários com brinquedo “antiestresse” que é febre entre as crianças. Zero Hora, Porto Alegre, 9 set. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2021/09/pop-it-especialistas-explicam-beneficios-e-cuidados-necessarios-com-brinquedo-antiestresse-que-e-febre-entre-as-criancas-cktdd4ngl00920193cx68ixnn.html. Acesso em: 5 jun. 2022.

WEINHEIMER, Gicele; WANDERER, Fernanda. (Novo) ensino médio e movimentos de contraconduta na escola. Revista Signos, Lajeado, ano 42, n. 1, p. 125-143, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2755. Acesso em: 10 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2755

ZAMBONI, Talita Mireli. Metodologias ativas no ensino da matemática escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam? 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4515. Acesso em: 24 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Longo, F. (2023). Peer instruction e fidget toys: Ferramentas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Caderno Marista De Educação, 14, e43341. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2023.1.43341

Edição

Seção

Relatos de Experiência